.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

domingo, 22 de setembro de 2024

Veteranos dos USA, procurando em Portugal, amigos desaparecidos em combate há 80 anos

Vi há pouco uma noticia dos veteranos da Seguida Guerra Mundial, que 80 anos depois, há dias, vieram a Faro à procura dos restos mortais de amigos da guerra, que se tinham afundado num avião militar em Faro, para lhes prestar homenagem.

Também nós, passados 50 anos, fomos à procura da família do saudoso Adelino Dias Neto, com a ajuda preciosa do amigo Hipólito, tanto primeiro na procura da família, como  depois na entrega duma placa de homenagem na sua campa.

A maior parte das pessoas não entendem o que é isto "DOS AMIGOS NA GUERRA AMIGOS PARA SEMPRE", mas é uma realidade e o gesto destes veteranos da Segunda Guerra Mundial é bem o exemplo e a prova disso.

Oxalá tenham sucesso na pesquisa que vão fazer para encontrarem alguma coisa dos seus amigos para lhes fazerem a devida homenagem.

Bem hajam!





A noticia da TSF a quem agradecemos:

"A Defense Pow/Mia Accounting Agency (DPAA), a agência militar do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América que se dedica a localizar e recuperar prisioneiros de guerra ou desaparecidos em combate, contratou arqueólogos e uma equipa liderada pela Ships of Discovery, uma fundação que se dedica a estes trabalhos.

Após terem tido conhecimento de que ao largo de Faro se tinha despenhado em plena Segunda Guerra Mundial um bombardeiro com 11 tripulantes a bordo, começaram a organizar-se para levar por diante esta expedição. Pelo lado português, têm a colaboração do arqueólogo Pedro Caleja, do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS)." 

Fonte-TSF



 

Sem comentários: