.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Seja Bem Vindo Dezembro


 

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Almoço com o furriel Vítor Serafim

 Hoje fomos almoçar com o Vitor Serafim - O nosso capitão, o Henriques e eu.

Fomos almoçar ao David da Buraca. O almoço foi bacalhau à lagareiro  e Molotof à sobremesa, com um copinho de vinho tinto. No fim um cafezinho para rematar.

Foi um belo almoço. 

Como podem ver pelas fotos o Serafim está doente , Paramiloidose,  mas comeu muito bem.

Leandro Guedes.





terça-feira, 21 de novembro de 2023

O furriel Carlos Ramos, de Minas e Armadilhas, completa hoje mais um aniversário

 Muitos parabéns amigo Ramos, que contes muitos com saúde, junto dos teus familiares e amigos.

Um grande abraço.

Leandro Guedes.






Alferes Fernando Vaz Alves, recentemente falecido

 Recordando o nosso Alferes Vaz Alves, publicamos hoje mais algumas fotos desta vez tiradas em Tite,  que ele partilhou connosco.











Mensagem do Carlos Azevedo

 Para todos os resilientes da CCC do Bart 1914 e todos os camaradas que estiveram em Tite e suas famílias aqui vai um grande abraço.

Bem Hajam.

Carlos Azevedo




Morreu Sara Tavares




Carlos Leite, mais um aniversário

 Mais um companheiro a fazer anos hoje dia 20 de Novembro. Desta vez é o Carlos Leite, "O Reguila".

Muitos parabéns amigo,  que contes muitos com saúde.

Desejamos que estejas bem e com saúde.

Um abraço.

Leandro Guedes.





domingo, 19 de novembro de 2023

José Florindo Silva, completa hoje mais um aniversário

 O José Florindo Silva completou ontem mais um aniversário.

Um grande abraço de parabéns companheiro, que contes muitos com saúde junto dos teus familiares.

Leandro Guedes.



Mais uma recordação do nosso Alferes Fernando Vaz Alves - NUNCA ESQUECIDO!

 Mais uma recordação do nosso alferes Fernando Vaz Alves.

Desta vez três comentários que foram escritos no Facebook e também algumas fotografias da passagem do nosso Alferes pelo difícil território de Nova Sintra:

Nos comentários :

“É sempre triste quando se perde um amigo e companheiro de guerra. Tenho estado ausente porque estou hospitalizado no IPO Porto .Os meus sentidos pêsames a toda Família e amigos que Deus o receba no eterno descanso em paz.”.

“Mesmo sabendo que um dia a vida acaba, a gente nunca está preparado para perder alguém. Mais ainda este companheiro sempre afável e amigo! Meus sentimentos á família!”.

“Triste noticia...a partida de camarada amigo de uma simpatia extrema e de uma educação sem igual para com todos nós .... As minha sinceras condolências à família”..

Nas fotografias:

Algumas em que o nosso Alferes está sózinho e outras em que está acompanhado por Oficiais e outros elementos do Batalhão e Companhias.











sábado, 18 de novembro de 2023

Recordando o nosso Alferes Vaz Alves



Recordando o nosso Alferes Fernando Vaz Alves, publico a seguir uma carta já anteriormente publicada, que o Alferes Vaz Alves me enviou acerca duma famosa foto que relata a visita do Gen. Spínola a Nova Sintra. Esta foto foi enviada ao Alferes Vaz Alves pelo Comandante Hélio Felgas. A  carta vai publicada em dois formatos, uma escrita no computador e a original escrita pelo próprio punho do Alferes Vaz Alves.

Paz à sua Alma companheiro.

“Amigo Guedes

Um abraço antes de mais e as desculpas por só agora ir ao encontro do que me solicitaste. Já tinha há tempos o “rascunho” feito desta história, mas perdi-lhe o sitio onde o tinha guardado. Ontem, ao passar a vista no blog, envergonhei-me ao ler a tua carta e prometi a mim mesmo que de hoje não passava a história da foto do comandante Spínola.

Não sei se a foto tem alguma data no verso mas ela anda à volta do dia 7 de Junho de 1968.

A minha referencia vai para essa data uma vez que tinha passado um mês sobre o inicio da construção de Nova Sintra. (esta data confirma-se, escrita pelo então Ten-Cor. Hélio Felgas).

Nesse dia o comandante Felgas disse-me que no dia seguinte viria a Nova Sintra a Companhia Operacional de Tite e por sua vez a Companhia de Nova Sintra ia a S.João buscar reabastecimentos. Nessa altura a ementa estava limitada a arroz com chouriço  e chouriço com arroz.

A chegada dos helicópteros com a poeira do quartel ainda em construção, encheu-nos a panela de areia e arroz. Ao mastigar é que notávamos a diferença.

O comandante Spínola viu a situação e no dia seguinte enviou alguns helis com frango e outros alimentos.

A situação era um pouco “gágá” em termos de segurança, uma vez que fiquei só no quartel, a fazer a defesa e a segurança aos helicópteros, com alguns cozinheiros e elementos do meu pelotão, num total de cerca de uma dúzia de homens. Isto porque o meu pelotão (Nativos 66) tinha sido reduzido por ferimentos no 1º. ataque ao quartel, em 10 de Maio.

Nesse ataque vi uma série de granadas de morteiro a explodirem nas árvores em frente ao meu abrigo.

Essas que explodiram em cima das árvores, espalhavam os estilhaços e atingiam as pessoas em especial na cabeça. Uma das que não explodiu em cima, veio pela árvore abaixo, atingir o Sapador Neto, que faleceu dali a dois dias.

Algumas dessas granadas, pelo que me disse o rádio telegrafista, que estava com o meu pelotão, andaram por bem perto de mim, com os estilhaços a ficarem marcados na árvore do meu abrigo.

Nesta dia, melhor, a esta hora lembrei-me de Bissássema e até a sombra dos baga-baga, lembravam alguém a rastejar na nossa direcção. Aliás nesse ataque os “turras” chegaram a tropeçar no arame farpado.

Nesse período de Bissássema, eu não estava em Tite, porque fui destacado pelo Quartel General, para fazer exames aos que tivessem 3ª. ou 4ª. classe, como se dizia na altura.

Foi o período negro do Batalhão em que, além de Bissássema com a captura pelo IN do Alf. Rosa e dos Soldados Contino e Capítulo, (da CART 1743) rapazes das transmissões, aconteceram a morte do Alf. Carvalho, do Soldado Victor e do furriel Rato, que trabalhava ao meu lado na sala de operações, em Tite.

Durante esses quatro meses o Comandante Felgas pressionou o Quartel General de tal maneira que tive de voltar a Tite. Ele argumentava que eu lhe fazia falta, mas o que é certo é que logo a seguir me mandou para Nova Sintra, como que “castigado”, embora eu nada fizesse para sair para os exames. Conheci no entanto vários pontos da Guiné e cheguei a pernoitar em Madina do Boé (o Algarve da Guiné...).

Com estas e com outras já não te falava na foto.

Em primeiro plano estão o Alf. Domingos Sá, um antigo colega meu do Liceu de Braga e que faleceu num dos ataques a Nova Sintra, em finais de 1968.

Logo a seguir aparece o Cap. Vicente que estava a comandar a Companhia Operacional 1802 em Nova Sintra, a substituir um Capitão que tinha sido apanhado por uma mina anti-pessoal.

Voltando ao caso da foto, queres saber o porquê da foto com toda a gente em calções e tronco nu? É simples. Era assim que se andava há um  mês, com barba por fazer, vestidos o mais aligeirado possivel. Ninguém avisou da ida do Gen. Spínola e os guarda fatos estavam “fechados”, com as fardas nº. 1.

Aliás, o nosso banho era tomado com uma mangueira não sei de quantos polegadas e um motor a puxar água dum charco. Tenho a impressão que no meu album, que há tempos vos enviei, existe lá uma foto do banho, penso que com o Cap. Vicente, o Alf. Sá e eu.

Sem mais, aí vai mais um abraço e telefona quando receberes este “arrazoado”.

Vaz Alves”






Vamos visitar o Victor Serafim que está doente

 Na próxima 4ª feira dia 22 de Novembro, vamos fazer uma visita ao Serafim que se encontra doente numa Casa de Saúde, em Famões, Odivelas.

O encontro será junto às instalações da Residencial pelas 11,30 h.

Quem tiver disponibilidades a morada é a seguinte:

“Casa de repouso

Memórias Diferentes

Rua Vasco Matias

EN 321

FAMÕES / ODIVELAS”

Um abraço a todos.



O saudoso António Heitor, o Jorge Claro e o Victor Serafim

O Victor Serafim, O Herculano Ferreira, o António Heitor e o Lourenço

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

O funeral do nosso Alferes Vaz Alves

 Esta pagela foi enviada pelo Cavaleiro que esteve presente no funeral juntamente com a sua Esposa.

Também esteve presente o Daniel Pinto e seu Filho.

 O Cavaleiro e o Pinto levaram uma coroa de flores  e uma grinalda em nome do Batalhão.

O nosso agradecimento ao Cavaleiro e ao Pinto.

Leandro Guedes.



750.000 visitas ao nosso blog

 O nosso blog  completou há dias 750.000 visitas, dos quatro cantos do mundo.

Foi fundado em Janeiro de 2008.

Através do blog conseguimos contactar com muitos dos nossos amigos e companheiros, que connosco estiveram em Tite, desde Abril de 1967 a Março de 1969.

Muito obrigado a todos e um abraço sénior.

Leandro Guedes.



O Jorge Gouveia do Pelotão Daimler, completa hoje mais um aniversário

 O nosso amigo JORGE GOUIVEIA, completa hoje mais um aniversário.

Que contes muitos com saúde companheiro, junto dos teus familiares e amigos

Um abraço de parabéns e que passes um dia muito feliz.

Leandro Guedes.





quarta-feira, 15 de novembro de 2023

FALECEU O NOSSO ALFERES FERNANDO VAZ ALVES

Caros companheiros e amigos

É com pesar que vos informamos que faleceu o nosso Alferes Fernando Vaz Alves.

Sabemos apenas que o funeral é na próxima Sexta-feira dia 17, em Lamaçães, BRAGA, mas não sabemos pormenores.

Logo que tenhamos mais informações, serão partilhadas.

Sentidas condolências à Família.

Paz à sua Alma, Alferes Vaz Alves!

Nota- O Funeral é na sexta-feira na igreja de Santo Adrião em Braga pelas 10:30 horas






quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Jorge Claro completa hoje mais un aniversário

 O amigo Jorge Claro, completa hoje mais um aniversário

Muitos parabéns amigo, que passes um excelente dia e tenhas muita saúde.

Um forte abraço.

Leandro Guedes.

(não foi possivel colocar fotos)

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

O Alcântara completa hoje mais um aniversário

O nosso amigo José Manuel Santos (Alcântara), completa hoje mais um aniversário.

Muitos parabéns companheiro, que contes muitos com saúde junto dos teus familiares.

Um forte abraço.

Leandro Guedes
(não foi possível colocar fotos).


domingo, 5 de novembro de 2023

Concentração nacional de COMBATENTES.

CAMARADAS E ILUSTRES COMBATENTES:

-> O MOVIMENTO PRÓ-DIGNIDADE, a favor do Estatuto do Antigo Combatente, constituído por COMBATENTES dos três ramos das Forças Armadas, agendou para o dia 29/11/2023, a partir das 10h30m e até às 14h00, frente à escadaria da Assembleia da República, dia da aprovação do Orçamento do Estado para 2024, uma concentração nacional de COMBATENTES.

...

-> Esta concentração nacional de COMBATENTES, vai ser realizada por a senhora ministra da Defesa, na reunião com o MOVIMENTO PRÓ-DIGNIDADE, do passado dia 27/07/2023, ter prometido melhorar o Estatuto do Antigo Combatente, promessa que caiu em saco roto.

...

-> Os Antigos Combatentes exigem uma pensão de guerra mensal, no valor de €100,00 para ajuda das despesas de saúde ou medicamentosas.

...

-> Somos o único país do Mundo em que os seus COMBATENTES não são reconhecidos, nem dignificados.

...

-> Assim, no dia 29/11/2023, a partir das 10h30m comparece para dar um grito de guerra contra uma Pátria que nos humilha, nos abandona e nos ostraciza

...

->Partilha... ............   Um por todos, todos por um.........

................ Vivam os COMBATENTES...

Todas as reações: