.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

terça-feira, 9 de maio de 2023

O almoço do BART 1914 - o decorrer dos trabalhos

 Bart Tite - Guiné


Devido a dificuldades na aparelhagem sonora, não foi possivel ao nosso capitão abordar os seguintes pontos:

Era intenção falar dos companheiros entretanto falecidos:

·         Coronel Ventura Vaz

·         Manuel Mendes Flores

·         Furriel Fernando de Almeida – da CCAÇ 2314

·         Armando Salgueiro da Costa

·         Furriel Maciel – da CART 1743

Destes nomes apenas se fez uma placa para a campa do ARMANDO SALGUEIRO DA COSTA, que foi entregue ao Daniel Pinto tendo o mesmo assumido o seu custo (60 €uros). Ficou de organizar juntamente com o Pereira, uma ida à campa do nosso amigo em dia a marcar pela família. Ficaram também de tirar algumas fotos para memória futura.

Os agradecimentos ao Raul Soares e ao Carlos Ramos, pela organização do almoço, foram feitos diretamente aos visados, pelos presentes.

Foram também feitos agradecimentos aos familiares e amigos que se deslocaram à Figueira, para confraternizarem com os amigos dos seus parentes.

Foi agradecido pessoalmente ao pessoal do Pelotão de Morteiros, Pelotão Daimler, CART 1743 e CCAÇ 2314 por nos terem feito companhia neste dia e participado no almoço.

Em conversas várias foram lembrados todos os nossos amigos e companheiros que se encontram doentes, uns de longa data e outros adoecidos recentemente. As melhoras para todos.

De lembrar o facto de o Pica Sinos e o Carlos Azevedo terem telefonado a desejar bom almoço, a lamentarem o facto de não terem podido estar presentes. Tivemos pena da falta de som para serem ovacionados, mas não foi possível. Bem hajam amigos, para o ano cá os esperamos.

Foram auscultadas disponibilidades para a realização do próximo almoço em Maio de 2024. Há algumas hipóteses que aguardamos se confirmem

Sete amigos acederam ao nosso pedido para darem o seu email, ou de algum familiar,  para que da próxima vez sejam convocados por internet.

Por último dizer que tínhamos preparado um pequeno vídeo, para memória futura a ser exibido no almoço, mas por incompatibilidades várias, não foi possível fazê-lo.

Está já publicado no Facebook e no blog.

Leandro Guedes

Sem comentários: