O José da Costa é um homem experimentado em dar entrevistas à Imprensa, seja escrita ou televisionada.
Em tempos deu uma entrevista à Catarina Furtado, mais tarde deu outra entrevista à RTP 1 e agora outra entrevista à Jornalista D. Manuela Guerreiro do Correio da Manhã, a quem agradecemos a sua disponibilidade e interesse por este tema, bem como ao Correio da Manhã e seus foto jornalistas.
Saiu-se bem, o tema da Guerra Colonial dava pano para mangas, mas os critérios dos jornais não são os mesmos que a verdade precisava. Mas agradecemos pelo pouco que nos é dado.
Em Janeiro de 2013, o Correio da Manhã, publicou na revista DOMINGO uma intensa descrição da Guerra Colonial na Guiné. cujo título era O INFERNO PORTUGUÊS EM ÁFRICA onde morreram 3.046 militares. Este relato da autoria dos Jornalistas Bruno Contreiras Mateus, José Carlos Marques e Marta Martins Silva, embora curto, relata vários episódios, que vão desde o inicio da Guerra em Tite, até à entrega ao PAIGC dos aquartelamentos em 1974. Falam do triste e trágico caso dos 4 Majores, que se iam encontrar desarmados, com elementos do PAIGC para conversações e foram por estes assassinados. Mencionam os nomes dos 3.046 mortos, onde estão o Alf Carvalho, os furriéis Cardoso e Rato, o Neto e todos os outros. São ao todo 20 páginas que um dia publicarei no nosso blog, dada a extensão do artigo.
E é pena que este trabalho tivesse sido descontinuado, tendo agora reaarecido neste formato muito limitado.
Sem comentários:
Enviar um comentário