.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Inauguração de ecola primária em Tite, em 1968


Inauguração da Escola Primária em Tite, em Novembro de 1968.
Este video foi feito pela RTP e está disponível na net em https://shar.es/1L2dVz. Os nossos agradecimentos à RTP.


Este video compreende: Vista da aldeia; individualidade desembarca de avioneta; parada e desfile da Mocidade Portuguesa; soldados e população assistem à cerimónia; monumento em memória dos mortes em combate; fachada da escola; individualidades militares discursam; descerramento de brasão de Batalhão de Artilharia; hastear da bandeira; individualidades militares nas salas de aula; colocação de insígnias a membros da Mocidade Portuguesa; desfile da Mocidade Portuguesa.


Entre outras pessoas, vêm-se o cap. Vicente de costas a andar, o alf. Trovisco, o Major Vaz Guedes, o Tenente-Coronel Rebelo, o alf. Vaz Alves, o chefe da Tabanca Abdulai, o Pedro, o Costa,  os falecidos alf. Mec auto Rodrigues e o  Luis Filipe que foi o professor nesta escola durante algum tempo, o Guedes de fotógrafo, etc etc.


Se não conseguires ver o video, copia este endereço e cola-o no google:

https://shar.es/1L2dVz?fbclid=IwAR00djtugG3bFeSS5sW5kUHf-VQY5z_m7CTS6QSLnvQH6fQDovClfvfcZUc


terça-feira, 28 de abril de 2020

O Luis Dias teve um enfarte


ESTOU VIVO!
Momentos dos últimos dias, em que vi a vida sumir-se-me, aqui reproduzidos, sinteticamente, em estranho soneto!
Lêde-o, CAMARADAS E AMIGOS MEUS.
Do coração restabelecido, forte abraço a TODOS!
-

Contra o infarte atroz, na estranha vida

De quinta última a esta parte, a vida se me tornou mui diferente.
Não que algo me desmoreça, que impeça de ir em frente!
Ao invés mais fortalecido, confiante em mim sim e vivente,
Muito mal tenha aparecido, súbita, a dor atroz… num repente!

Vieram-me lágrimas, silenciosas, amargas, escorridas em fio
Cara abaixo amargurada, mas repensadas, num corropio!
Me vou desta, para mim digo!, mas outros, amigos e até querido tio,
Sorte símil tiveram… e anos sobreviveram, para seu-meu alívio!

Já sei! Tantas vos estão interrogações do havido, as perguntas…
Apesar de forte, destemida compleição, abaixo me fui, às tantas,
Findo ía o dia! Quem sonharia, se augurava metido em tais bolandas?

Agudo enfarte de miocárdio insidioso, opressivo, deveras extremo,
De me acometer se lembrou! E, segundos após, viro trapo rastejante…
A ânsia do viver - luta desigual – fincaram-me. Venci o estoque supremo!

LMD, 28.04.20
__________________________________

Após esta noticia de rompante, falei com o Luis Dias. Contou-me que teve um enfarte  na ultima 5ª feira, foi para o Hospital da Feira e dali para o de Gaia. Fizeram-lhe uma intervenção e ontem voltou para sua casa. Está bem, aparentemente. Fala bem e manda um grande abraço para todos desejando de igual modo boa saúde aos companheiros de outras lutas. Porque esta ele já ultrapassou. As tuas melhoras companheiro, votos de boa saúde.  
Leandro Guedes.

Pandemia - máscaras Comunitárias


3. Comunitárias
Sobram as outras máscaras, cuja utilização pela população a diretora-geral da Saúde sublinha ser “um ato de altruísmo”. A utilização deve ser feita “por qualquer pessoa em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas (supermercados, farmácias, lojas ou transportes públicos)”.


COMERCIALIZADAS Tendo em conta a possibilidade de serem produzidas por fabricantes em Portugal, o Infarmed descreve dois tipos de máscaras têxteis, um de nível 2 (com filtragem de 90%) e outro de nível 3 (com filtragem de 70%). Dá como referência várias normas europeias sobre permeabilidade ao ar e capacidade de retenção de partículas. No caso das máscaras de nível 3, com filtragem mais baixa, o Infarmed indica que podem ser destinadas a “profissionais que não estejam em teletrabalho ou população em geral para as saídas autorizadas em contexto de confinamento”.


CASEIRAS O nível de filtragem das máscaras pode variar muito, consoante o material usado. Segundo o CEMP, os sacos de aspirador são o material que tem maior filtragem (86%), mas as T-shirts 100% de algodão oferecem melhor equilíbrio entre filtragem, respirabilidade e conforto.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Pandemia - Máscaras cirurgicas

2. Cirúrgicas


Servem para evitar que o utilizador da máscara contamine as pessoas à sua volta. Num documento sobre o uso de máscaras produzido pela diretora-geral da Saúde, Graça Feitas define-as como “um dispositivo que previne a transmissão de agentes infecciosos das pessoas que utilizam a máscara para as restantes”. A DGS recomenda estas máscaras “a todos os profissionais de saúde, a pessoas com sintomas respiratórios e pessoas que entrem e circulem em instituições de saúde”. Idosos com doenças crónicas e estados de imunossupressão devem colocá-las “sempre que saiam de casa”.
O Infarmed identifica três tipos de máscaras cirúrgicas: tipo I, tipo II e tipo IIR. Mas não diz nada sobre as diferenças que existem entre elas.
Segundo um documento divulgado pelo Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP), as máscaras cirúrgicas impedem a saída de 95% das partículas emitidas pelo seu utilizador. Mas filtram, em sentido inverso, apenas 80% a 90% das partículas que entram. Não protegem de forma adequada quem as usa contra os aerossóis. Sendo que o coronavírus, segundo alguns estudos científicos preliminares feitos na China, está presente em aerossóis.

domingo, 26 de abril de 2020

Máscaras Respiradores (continuação)


    1- Respiradores
FFP2 Estão classificados como de eficiên­cia média. Filtram 92% das partículas, o que significa que podem deixar passar até 8% das mesmas para o interior. Indicados para quem está em contacto com doentes. Não reutilizáveis.
FFP1 Não constam na lista de máscaras para uso médico discriminadas. A sua eficiência é baixa. Filtram 78% das partículas.
N95 Esta é uma classificação americana para um tipo de máscara que fica a meio caminho entre os respiradores de classificação europeia FFP2 e FFP3. Oferecem 95% de filtragem.




sábado, 25 de abril de 2020

Pandemia - os tipos de máscaras


PANDEMIA – Uma vez que o uso de máscaras vai ser generalizado, publicamos aqui um pequeno guia sobre o tipo de máscaras e seus objectivos. Será publicado um tipo de máscara por dia, para não cansar muito os leitores. Partilhamos esta informação do jornal Expresso e do seu colunista MICAEL PEREIRA, a quem agradecemos.

Miniguia essencial sobre máscaras de proteção
Que tipos de máscaras existem? Que diferenças há entre elas? Qual é a informação oficial disponibilizada pelo Estado? Agora que o seu uso vai ser generalizado, ainda vai a tempo de saber tudo
Este pequeno guia serve para explicar de forma sucinta, e com base na informação do Infarmed e da Direção-Geral da Saúde (mas não só), do que estamos a falar quando falamos de máscaras de proteção no combate à covid-19, incluindo as que não são indicadas para uso médico, mas para uma “utilização comunitária”, em que o princípio é proteger os outros e, com isso, protegermo-nos a todos, numa altura em que a oferta das versões mais seguras ainda é limitada.



1. Respiradores
Oferecem a proteção máxima que é possível encontrar no mercado. Servem para evitar que o utilizador seja contaminado e, ao mesmo tempo, que ele contamine os outros. São especialmente indicados para profissionais de saúde. Também são chamados, tecnicamente, “semimáscaras de proteção respiratória”. Seguem a norma europeia EN 149:2001 e, em Portugal, a norma 007/2020, da DGS. Existem respiradores de três tipos, com diferentes níveis de proteção: FFP1, FFP2 e FFP3. FFP significa Filtering Face Piece.
-

FFP3 Estes são os filtradores que apresentam maior proteção para quem os usa. Estão classificados como de eficiência alta. Filtram, no mínimo, 98% das partículas. Isto é, só deixam passar para o interior até 2% das partículas. São especialmente indicados em caso de risco de exposição a aerossóis (micropartículas muito mais pequenas do que gotículas — podem ser 200 vezes menores do que um milímetro). São recomendados, por exemplo, para as unidades de cuidados intensivos, em todos os procedimentos que envolvam os doentes. Não reutilizáveis.

25 de Abril de 1974 - Salgueiro Maia


25 de Abril de 1974– Salgueiro Maia (1944/1992)
Salgueiro Maia quis ser sepultado no cemitério da sua terra natal,  Castelo de Vide, e descer à terra ao som de Grandola Vila Morena.
Existe no castelo desta cidade de Castelo de Vide, uma Casa Museu da Cidadania Salgueiro Maia, em sua honra, onde está referenciado o seu percurso de vida.
Leandro Guedes



ex-alferes miliciano Augusto Antunes






“Olá amigos e camaradas de outras caminhadas em terras da Guiné. A todos sem excepção, um grande e forte abraço com votos de boa saúde, nestes tempos bem difíceis que atravessamos. Esta perigosa pandemia colocou-nos a todos de quarentena e eu sendo um curioso destas novas tecnologias, para ocupar o tempo meti-me nisto, mas ainda tenho algumas dificuldades nesta matéria. Vamos ver como me desenrasco. Se cometer algum erro espero, que não levem a mal.
Augusto Antunes, comandante do pelotão Daimler 1131.”




25 de Abril 1974, 46 anos depois... - imagens, simbolos!






sexta-feira, 24 de abril de 2020

Parabéns Francisco Ramos, de Moura

Parabéns amigo Ramos, pela passagem de mais um aniversário.
Que tenhas muita saúde e bem estar.
Um grande abraço.
Leandro Guedes.




sábado, 18 de abril de 2020

Parabéns Luis Manuel Dias





Bom dia meu caro Luis Manuel Dias. Parabéns pelo teu aniversário que hoje se verifica. Que tenhas um dia repleto de boas surpresas e que vás tendo saúde neste tempo de confinamentos.
Um grande abraço.
Leandro Guedes.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

"O Amor a Portugal"


"O Amor a Portugal", pelas vozes da Orquestra Ligeira do Exército.
A Força de uma Nação vem do seu Povo. Juntos somos mais fortes!

Hoje, assinalamos o Dia Mundial da Voz, que visa alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar.

Ao serviço dos Portugueses.

"O Amor a Portugal", de Dulce Pontes.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Parabéns Alfredo Alves




Passa hoje mais um aniversário o nosso amigo Alfredo Alves.
Votos de boa saúde, bem confinado.
Um dia bem passado com alegria.
Abraço.
Leandro Guedes.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Carta à Minha Terra!

Texto de Bento Rodrigues, enviado pelo Joaquim Caldeira.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Como era bonito o Compasso, em Domingo de Páscoa, no meu velho Bairro das Furnas


"COMO ERA BONITO O COMPASSO, EM DOMINGO DE PÁSCOA, NO MEU VELHO BAIRRO DAS FURNAS

…Era pela manhã que se ouvia o som constante da sineta a anunciar o compasso, acionado pelo Sr. José – o jardineiro -. Com uma opa vermelha vestida.
…As casas, cujos donos as queriam ver abençoadas, tinham as portas abertas, Era o sinal que era dado ao sacristão, para o sacerdote entrar.

Como era bonito o compasso (andamento), no domingo de Pascoa, no meu velho Bairro das Furnas!
Era uma semana antes que começavam os preparativos do povo. Os muros e as escadas das velhas casas de lusalite eram caiados. Os ripados dos quintais, virados para a frente das estreitas ruas, eram arranjados e pintados quanto bastasse. Aproveitava-se para podar as flores. Tudo que era restolho ou lixo era retirado.
Ao tempo, todos primavam por vestir o que de melhor conservavam. Aproveitando para estrear, nesse domingo, uma ou outra peça de roupa quiçá, a custo, ao rol comprada. As janelas eram engalanadas com modestas colchas e outras coberturas das camas, garridas por preferência. Os crentes, tudo bem tratavam para receberem nas suas casas o Jesus pregado na cruz.
Era pela manhã que se ouvia o som constante da sineta, a anunciar o compasso, acionada pelo Sr. José – o jardineiro - trazendo vestida uma opa vermelha.
A atrás, de traje igual, - o sacristão -, o Sr. Cristóvão, homem alto e de voz forte. Carregando na sua frente, de dimensão modesta, a cruz com o Jesus pregado.
O padre vinha logo atrás acompanhado de 2 miúdos. Estes, vestidos com trajes em acordo com a cerimónia. Um transportava o incensário, o outro, transportava o balde da água benta, tendo dentro o espargidor.
O sacerdote apresentava-se de batina branca, com as mãos escondidas pela estola, de cor verde, colocadas sobre a barriga.
Adultos e miúdos, estes, felizes e irrequietos, finalizavam o cortejo.
As casas, cujos donos as queriam ver abençoadas, tinham as portas abertas, Era o sinal que era dado ao sacristão, para o sacerdote entrar.
No seu interior, sobre a mesa, havia sempre um prato com algum dinheiro, amêndoas ou um pequeno monte de bolachas.
Aleluia, Aleluia… dizia o padre. Estendendo a cruz para permitir que o crente beijasse os pés do Senhor.
Aleluia, Aleluia… repetia o sacristão.


Seguia-se então a bênção, ao mesmo tempo que o seu ajudante movimentava o incensário, purificando o lar com o incenso queimado, proveniente de uma qualquer árvore aromática.
Por fim, o dinheiro era recolhido pelo padre. Na rua, as amêndoas e as bolachas oferecidas, eram atiradas aos miúdos que, se empurravam para as apanhar.
Nem todas as portas das casas se encontravam abertas a este costume religioso, dando aso a criticas por alguma vizinhança:
…Olha aquele não é crente…
…Aqueles ali são contra a igreja…
E ainda outras
…Caramba, a porta abre-se a toda a gente…
…Olha aquele, não deixa a mulher e a filha beijar o Jesus…
Creio que uma boa parte das gentes que não abria as portas, neste domingo de Páscoa, era fundamentalmente por vergonha da sua pobreza.
Estou convencido, por aquilo que assisti, que tais famílias não tinham sequer dinheiro para comer, quanto mais para dar dinheiro e amêndoas ao padre, que com elas, durante o ano nada repartia.
Assim era, o compasso no Domingo de Pascoa, no meu velho Bairro das Furnas.
Raul Pica Sinos"

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Centro Social dos Montes Altos




Sr. Sotero, director do Centro

Desejamos que todos os Utentes e funcionários do CENTRO SOCIAL DOS MONTES ALTOS, nas Minas de S.Domingos se encontrem bem.
Votos de boa saúde para todos e o nosso abraço.
É lá que se encontra internado o nosso amigo Pedro.
Leandro Guedes.

O Drama do Batalhão - Tite/Guiné Bissau

Embora de autor desconhecido, publicamos aqui mais uma vez, este poema escrito e divulgado por mão anónima, enquanto estávamos no mato, em Tite.
Só quem esteve em Tite, de Abril de 1967 a Março de 1969, entende os factos e reconheces as personagens...



 I
P´RA HISTORIA QUE VOU CONTAR
PEÇO-VOS MUITA ATENÇÃO
DECORRE NO ULTRAMAR
 DURANTE UMA COMISSÃO
TEM INICIO EM TORRES NOVAS
BOA TERRA POR SINAL ´

II
DOIS MAGOS DA “SUBVERSIVA”
TOMAM CONTA DA INSTRUÇÃO
E NÃO HÁ QUEM SOBREVIVA
A TAMANHA CONFUSÃO
RAQUETES, CERCOS E CÃES
CADA UM SEU ANIMAL

 III
E LÁ VIEMOS P´RA LINHA
PAREDE, OEIRAS, CASCAIS
NO GUINCHO JÁ SE ADIVINHA
QUE NÃO OUTROS IGUAIS
 ”Á PATA” P´RA CARREGUEIRA
P´RA LEVANTAR O MORAL 

IV
JÁ TODA A GENTE SE AFLIGE
COM TANTA BRONCA SEGUIDA
MAS LÁ VIEMOS NO UIGE
DIZENDO MAL DESTA VIDA
COM TÃO BRILHANTE INSTRUÇÃO
 O TURRA VAI PASSAR MAL

 V
NA VIDA NEM TUDO É MAU
POR ISSO RUMO À GUINÉ
 E SEM PASSAR POR BISSAU
DESPEJAM-NOS NO ENXUDÉ
CÁ VIMOS PARAR A TITE
TÃO LINDA E MONUMENTAL

 VI
LOGO NO PRIMEIRO DIA
CHEIOS DE GANA E DE FÉ
TODA A GENTE CONHECIA
 O “ADELAIDE” E O “JALÉ”
E A COISA JÁ PROMETIA
VIR A SER FENOMENAL

VII
LUZ VERDE E LUZ ENCARNADA
ARAME FARPADO À VOLTA
O TURRA CAI NA EMBOSCADA
 NÃO FICA NENHUM À SOLTA
MAIS UM TIRO P´RA BOLANHA
AO ESFORÇO DO MAIORAL 

VIII
JÁ TINHA HAVIDO UM PRIMEIRO
 PÕEM PATINS AO SEGUNDO
CHEGA D.HÉLIO III
QUE CONSTROI UM NOVO MUNDO
NÃO JULGUEM QUE A HISTÓRIA ACABA
DESTA MANEIRA BANAL

 IX
LIVRAMENTO E ADRIÃO
 FRACOS HOQUISTAS COITADOS
A COMPETIR COM O “14”
FICARIAM DERROTADOS
SAIEM PATINS P´RÓ SEGUNDO
 PROMOTOR NO TRIBUNAL 

X
NO HOQUEI CAMPEÕES DO MUNDO
ELES TÊM UM ADVERSÁRIO
É QUE O SEGUNDO SEGUNDO
É VAZ GUEDES AO CONTRÁRIO
POSSUI TAMBÉM UM STICK”
E LUVAS DE CABEDAL 

XI
E SEMPRE, SEMPRE NO MATO
P´RA SUBSTITUIR O TERCEIRO
VEM DO CHÃO DO OLOSSATO
O QUARTO, QUE É CAVALEIRO
COM GENTE JÁ TÃO MONTADA
VAI FALTAR-LHE O ANIMAL

 XII
MORTEIRADAS A GRANEL
PASSAM-SE HORAS AZEDAS
ESTAR EM TITE É UM PINCEL
DIZ O PRIMO DO RANCHEDAS
P´RÁS BANDAS DE MANSABÁ
A COISA NÃO ERA IGUAL 

XIII
EM MANSABÁ O QUE ELE FEZ
PARA SEGUIR O ALCORÃO
TIROU SAPATOS DOS PÉS
 E DEU TURRINHAS NO CHÃO
 NA GUINÉ DE LÉS A LÉS
 NUNCA NINGUÉM FEZ IGUAL

XIV
DEITARAM FOGO A IUSSE
 ESTÃO A ATACAR JABADÁ
VAI TODA A MALTA “NO GOSSE”
OS TURRAS JÁ NÃO ESTÃO
 LÁ É SEMPRE A MESMA CONVERSA
DUMA MANEIRA GERAL 

XV
NO MEIO DAS LABAREDAS
OS TURRAS LEVAM NA PÁ
OUÇA, AFIRMA O “RANCHEDAS”
 QUAISQUER DUVIDAS NÃO HÁ
A BEIJOCA NAS VELHINHAS
 ACHO QUE É FUNDAMENTAL 

XVI
E COM A FEBRE A SUBIR 
ENQUANTO BAIXA A TENSÃO
 COMEÇA O “4º.” A SENTIR
APERTOS NO CORAÇÃO
NOVA MODA DE PATINS
SAI UMA BAIXA AO HOSPITAL 

XVII
PARA A SAÚDE ABALADA
 TRATAMENTO CAVALAR
MUITA CERVEJA GELADA
CARANGUEJOS P´RÓ JANTAR
TRAGAM TESOURA AFIADA
 P´RA RECORTAR O JORNAL 

XVIII
TENHAM CALMA, NÃO MORRI
NÃO HÁ NADA NOS PULMÕES
ESTÁ-SE É MELHOR POR AQUI
FORA DESSAS CONFUSÕES
AGUARDEM QUE EU VOU AÍ
P´RA FALAR AO PESSOAL

XIX
POR DIA FIZ DOIS “CÓCÓS” 
UM “XIXIZINHO PEQUENO”
CÁ VOU TOMANDO UNS PÕS
INJEÇÕES… EM SITIO OBSCENO
MAS ISTO AQUI P´RA NÓS
 NÃO VAI INDO NADA MAL 

XX
JÁ HOUVE QUATRO PRIMEIROS
 E DOIS SEGUNDOS A FIO
 DO QG OS “PANTOMINEIROS”
 RIU, PIU, PIU, PIU, PIU, PIU, PIU…
 VENHAM P´RO MATO GATUNOS
 EM BISSAU NÃO SE ESTÁ MAL 

XXI
COM TANTA E TANTA MUDANÇA
JÁ NEM SEI BEM O QUE SINTO
TANTO “NABO” TAMBÉM CANSA
QUE DEUS NOS LIVRE DO QUINTO  …
DEIXEM-NOS CÁ SOSSEGADOS
QUE NÃO ESTAMOS NADA MAL

 XXII
E VEM D.SEBASTIÃO
MODIFICAR O QUE HAVIA
REINA GRANDE CONFUSÃO
NO “LAR” DE SANTA LUZIA
P´RÓ MATO DE ESCANTILHÃO
 VEM O QUARTEL GENERAL 
  
XXIII
NÃO BASTA TER DE CUIDAR
DOS APANHADOS P´LO CLIMA
AGORA HÁ QUE ATURAR
OS “NABOS” AINDA POR CIMA
 É MELHOR IR CHATEAR
QUEM LHES CAUSOU TANTO MAL 

XXIV
MAS LOGO AO VER OS PRIMEIROS
 SENTIMOS QUE SÃO ANJINHOS
 INDA A CHEIRAR A CUEIROS
PERIQUITOS, COITADINHOS,
COM SEMELHANTES GUERREIROS
 PODEMOS NÓS, AFINAL 

XXV
E O ATLETA DA 2ª.
AO JEEP TENTOU TREPAR
 MAS COMO LHES PESA A “BUNDA”
ESTEVE P´RA SE ESTATELAR
 VALENTIA TÃO PROFUNDA
 SÓ EM BISSAU É QUE VALE.

 XXVI
 O GEBA É GRANDE MURO
CUIDADO SE NELE EMBATES
DE CÁ ESFOLA-SE NO DURO
DE LÁ PLANTAM-SE TOMATES
 COM TANTO “NABO” MADURO
 FICA UMA HORTA IDEAL 

XXVII
DEZEMBROI VAMOS EMBORA…
 DEPOIS PASSOU P´RA JANEIRO
TUDO FICA E AGORA SÓ
 VAMOS LÁ P´RA FEVEREIRO
O NATAL FICOU DE FORA
LÁ SE VAI O CARNAVAL 
   
XXVIII
E O DRAMA CHEGOU AO FIM
TRAGICOMÉDIA AFINAL
POIS DIZ QUE O “TORNICOTIM”
TRAZ CURA P´RA TODO O MAL
ENVOLVIMENTOS ASSIM
 NÃO CONSTAM DO MANUAL

 XXIX
ELES VÊM COM A MESMA GANA
E UMA FÉ QUE EU JÁ SENTI
AÍ ESTARÃO P´RÁ SEMANA
 A CHAMAREM P´LO “JALI”
É SEMPRE O MESMO PROGRAMA
POIS A… “MASSA” É TODA IGUAL 

XXX
FALA A VOZ DA EXPERIENCIA
DEVEM TOMAR ATENÇÃO
PONHAM DE PARTE A CIÊNCIA
AJAM COM PONDERAÇÃO
TENHAM SANTA PACIÊNCIA
E NÃO NOS LEVEM A MAL 

XXXI
VÃO TER OS MESMOS DESLIZES
MAS COM TAL NINGUÉM SE AFLIGE
VOLTARÃO A SER FELIZES
AO REGRESSAR, NO UÍGE
A MULHER E OS PETIZES
SÃO O QUE CONTA AFINAL! .



 autor desconhecido, por enquanto...!!!