.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

domingo, 19 de maio de 2019

Aos que tombaram ao serviço da Pátria...

MOMENTO DE HOMENAGEM DA CCS DO BART 1914
AOS QUE TOMARAM AO SERVIÇO DA PÁTRIA

Veteranos do Batalhão de Artilharia 1914 e seus familiares, vindos dos mais variados pontos do País, no monumento edificado em homenagem aos mortos no ex-ultramar, na cidade do Entroncamento, por ocasião do 50ª aniversário do seu regresso à metrópole, por via da comissão de serviço em Tite/Guiné Bissau, no período de 1967/1969, homenagearam os seus camaradas que tombaram na guerra colonial ao serviço da Pátria, colocando uma palma de flores com prestação de um minuto de silêncio, finalizando o ato com uma calorosa palma de palmas.
Á margem de referir a excelente colaboração da polícia da esquadra do Entroncamento (PSP), na segurança em redor do espaço destinado ao acontecimento à qual agradecemos. Referir também os nossos agradecimentos à comunicação social na divulgação deste evento, em especial ao Sr. José Candeias/Antena 1.
Lamentar a falta da colaboração da Camara Municipal do Entroncamento para lembranças alusivas à Cidade Ferroviária e também a ausência de mensagens de solidariedade desta e, da Associação solidariedade da Liga dos Combatentes.
A Comissão Organizadora




Sem comentários: