.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

domingo, 27 de janeiro de 2019

DIA INTERNACIONAL DA LEMBRANÇA DO HOLOCAUSTO - 27 DE JANEIRO


Dia Internacional da Lembrança do Holocausto
«Justos entre as Nações» é o título oficial dado pelo Yad Vashem, Memorial do Holocausto, em nome do Estado de Israel, a não-judeus que tenham arriscado a vida para salvar judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Aristides de Sousa Mendes, n.º 264, declarado Justo em 1966; Carlos Sampaio Garrido, n.º 11758, Justo em 2010 e Joaquim Carreira, n.º 12893, Justo em 2014. Já Joseph (José) Brito-Mendes aparece fora desta lista por ter sido declarado «Justo entre as Nações», em 2004, em conjunto com a esposa Marie-Louise, de origem francesa.
Embaixador Aristides de Sousa Mendes

Padre Joaquim Carreira

Embaixador Carlos Sampaio Garrido

"Dia Internacional da Lembrança do Holocausto é um dia memorial internacional pela tragédia do Holocausto ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial. Comemora o genocídio que resultou na morte de cerca de 6 milhões de judeus, 200.000 ciganos, 250.000 pessoas com deficiência mental e física e 9.000 homossexuais pelo regime nazista e seus colaboradores. Foi designado pela resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas a 1 de Novembro de 2005, na 42.ª reunião plenária. A resolução veio após uma sessão especial realizada em Janeiro de 2005, durante a qual a Assembleia Geral das Nações Unidas marcou o 60º aniversário da libertação dos campos de concentração nazistas e o fim do Holocausto.
Em 27 de Janeiro de 1945, Auschwitz-Birkenau, o maior campo nazi de concentração e morte, foi libertado pelo Exército Vermelho.
Este ano, o tema central são os diplomatas que arriscaram as suas vidas para salvar milhares de judeus e refugiados dos campos de extermínio. Diplomatas que, mais tarde, foram reconhecidos pelo Yad Vashem como “Justos Entre as Nações“."

Sem comentários: