.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

O Livro sobre Tite e o Pelotão de Morteiros 912 - pelo Santos Oliveira

Tite em 1961/62


                                                 Tite em 1964

Meu Caro Camarada, Amigo, Companheiro…

Desejar-te (vos)  uma Páscoa Feliz (ou outras Datas marcantes), é a parte de mim que comunga com cada Companheiro/Veterano que trilhou, como eu, as agruras da Guerra do Ultramar; infelizmente o acesso é limitado a quantos  têm Net e os seus Endereços sejam do meu conhecimento.
No BArt 1914, felizmente para Vós, há uma maioria dos que acederam ás novas tecnologias; de quem consegui contactos, partilhei (e partilho) esta minha ideia tardia (desde 2008).
Irei prosseguir este modo de UNIR e manter acesa a chama da Vida que nos resta. Não podemos esperar que uma qualquer pseudoinstituição faça algo positivo pelos antigos Combatentes.
O Livro (faltam alguns capítulos) está em PDF porque não tive “capital” para o imprimir. Estava planeado (na altura)“colher” testemunhos do resto do Pelotão; não houve qualquer colaboração escrita de cada um dos elementos do PM912 (Oficial, Sargentos e Praças), embora todo o mundo quisesse que eu escrevesse “por eles”, o que me diziam por boca,  para o poder propor a Editoras  interessadas.
Por isso, meu Caro, este Livro fica muito aquém do seu valor real para a História da PU (Pequena Unidade) [PMort912], já que tem tão só a vivência duma Secção reduzida (11 elementos) e “alheada”, completamente, do resto da PU, salvaguardando-se o Relatório Final (se se pode apelidar de tal) e o que pude coligir sobre a sua Formação desde a Unidade de Mobilização.
………………………………………………………………………

Pronto, L Guedes. Paro aqui porque já resolveste (pela tua Mensagem) o que ia acabar por sugerir-te.
Não estou ligado a nenhuma rede (dita) Social.

Fico-te grato, não só por mim mas em nome de cada Militar que me assessorou. Honra e Louvor a cada um deles e Paz aos que já partiram.

Se vires necessidade, enviar-te-ei o Ficheiro como está no UTW.

Saudações aos descendentes (e conterrâneos) de Tite.

Para ti, o meu abraço especial
 
Santos Oliveira

nota - importa dizer que este livro, em versão reduzido do original, vai estar na coluna esquerda do nosso blog, para consulta geral, quando e como entenderem os nossos companheiros, familiares, amigos e visitantes. São os primórdios de Tite, do tempo em que nada havia feito, que vale a pena ler.
Muito obrigado ao Santos Oliveira e muitos parabens.
LG.

Sem comentários: