.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Ser ou não ser TUGA, eis a questão...

De Pedro Farinha
pedronogueira@netcabo.pt
__________________________________

Boa noite,

Tenho apenas 28 anos, não combati mas o meu pai foi militar (não foi ao ultramar) e tenho o maior respeito pela classe militar e pelos sacríficios que os nosso Portugueses fizeram naqueles anos.

A razão do meu e-mail é porque não consigo encontrar a origem do termo “Tuga”, que me disseram que tem origem na guerra do ultramar.

Ninguem melhor que vocês me pode ajudar a transmitir o significado deste termo, se me confirmarem que teve origem na guerra (seja do lado dos portuguese, seja dos locais)

Um grande abraço e obrigado.
___________________________
Caro amigo
Procurando dar satisfaçãoà sua pergunta ,pesquisamos na Wikipédia e o resultado é o que a seguir se transcreve.
Cumprimentos
.
Tuga

Tuga(s) é uma expressão utilizada para designar o(s) portugues(es), tal como acontece com Lusitanos ainda que este último seja um termo mais erudito ou literário. Tuga é uma abreviatura de Portuga que, por sua vez, é uma derivação regressiva de português, com fontes registadas desde 1899.[1]

Tuga na Guerra colonial
O termo tuga popularizou-se durante os anos 1960, no decurso da dita "Guerra Colonial", como expressão para designar os portugueses por parte dos guerilheiros e oposição independentista africana em geral. Tinha como contraponto o termo turra (para terrorista, influenciada por gíria turra (andar às turras), usado pelos portugueses para designar os guerrilheiros independentistas. Ambas as expressões foram, nessa época, entendidas como depreciativas, por serem usadas pelo inimigo.
Um exemplo adicional numa obra mais recente que releva a conotação depreciativa do termo, in [1]: " (…) Ma-Tuga no mato. Imagens sobre os portugueses em discursos rurais moçambicanos * (…) * «Tuga» é um termo algo depreciativo utilizado, em especial nos contextos urbanos, para definir portugueses.(…)"
Tuga nos nossos dias
Nos últimos anos, em Portugal, a expressão tuga tem vindo a ganhar nova força, já sem a carga negativa que teve em África nos anos 1960. É muito usada no desporto e em formas de cultura ligadas aos jovens e à música (especialmente nos movimentos Rap e Hip Hop).
No Brasil o termo tuga não é usado, apesar de portuga o ser amplamente.

Sem comentários: