.

--

Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma! (Patoleia Mendes ).

-

"Ó gentes do meu Batalhão /

Agora é que eu percebi /

Esta amizade que sinto /

Foi de vós que a recebi…"

(José Justo)


.

.
.

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART
EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

Facebook

Para abrires o nosso FACEBOOK, clica aqui


______________________________________________________________

domingo, 25 de janeiro de 2009

Sou o blog do Bart1914 - Guiné/Bissau 1967/1969

trabalho gráfico do Zé Justo
texto do Pica Sinos com inserções do Guedes (alinea d)

SOU O BLOG DO BART1914/GUINÉ-BISSAU 1967/69 ESTOU DE PARABENS, FIZ UM ANO AQUELE ABRAÇO A TODOS QUE ME VISITARAM E ME AJUDARAM A CRESCER Não seria justo começar o balanço de um ano, da minha “actividade”, sem referir a razão da minha existência e o culpado pela mesma. Verificar que, até ao momento, mais de 19 mil visitantes me deram honras na dispensa do seu tempo. É para mim muito gratificante! Assim: a) De primeiro, quero denunciar o culpado (e os culpados) da ideia – Blog Bart1914 – que se não me engano resultou de uma conversa entre o ex. Furriel Leandro Guedes e o o seu prof. de Informatica Sr. Carlos Silva, tendo em conta a necessidade sentida p’lo ex-furriel, na “divulgação num grande ecran” a exibição das fotos que se apresentavam, uns aos outros, e os momentos vividos nos almoços de confraternização do Bart 1914; b) Dizer que, a remexer os escritos do Leandro Guedes (meu “pai”), estou em condições de afirmar que lhe fervilhava os neurónios para ir mais além. A dificuldade estava em como transmitir aos ausentes desses almoços, tão ricas recordações e, ao mesmo tempo fazendo-os participar e partilhar nessa mesma riqueza o conteúdo dos “baús caseiros” que há largos anos religiosamente os guardam; c) Não tenho dúvidas, foi a informática que motivou o meu “pai”. Segundo me disse mais tarde: …de primeiro …fugia da ideia a sete pés… até ao dia que foi apanhado. O seu professor adepto de blogs foi o responsável por lhe “meter o bichinho” destas coisas. Fez-se-lhe luz! Ao ver a possibilidade da sua ideia ser materializada/concretizada para …mostrar a nossa vida no mato da Guiné….disse;(também contribui para isto um seu amigo que o informou que o seu Batalhão estaria a fazer o mesmo.)

d) Mas existem também mais dois culpados - o Pica Sinos e o José Justo. Sem eles eu teria quase morrido à nascença. Têm sido colaboradores qualificados, permanentes e atentos de tudo o que possa servir o meu ideal. O Pica Sinos tem sido incansavel na procura de amigos perdidos por esse Pais fora e vai encontrando um aqui, outro ali. Além disso delicia-nos com as suas escritas, facto que é reconhecido por toda a gente. O Justo, homem das gráficas, tem-nos encantado com as suas artes e os seus comentários. Para ambos aquele abraço. e) Quero vivamente agradecer a todos que me ajudaram a crescer e a vestirem-me, quer via fotográfica, quer por via da escrituração, pois sem essa ajuda, decerto não existiria da forma como hoje me apresento, com cor, brilho e rico em conteúdo, razões de registo em livro próprio; f) Cor, brilho e conteúdo que resultam do contributo, da participação, da memória partilhada por muitos e expressa, por vezes, de diferentes formas. Memória, uma ou outra vez, incompreendida, ou, eventualmente, a magoar os que por essa via tiveram que recordar nesses artigos e fotos difíceis momentos da vida e da guerra em Tite; g) Por último quero apelar a mais participação na minha morada electrónica e na minha divulgação. Estou disponível para ir mais além na continuação – com todos – do dever de relembrar todos os momentos, inclusive aqueles que deram a sua própria vida numa guerra que o tempo catalogou de desnecessária, estúpida e sem razão. 25 de Janeiro de 2009 O Blog Bart 1914 -----------------

transcrevo a seguir, o pequeno texto do inicio deste blog:

Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2008 Olá Amigos Boa tarde a todos.

Não podendo passar ao lado das novas tecnologias e, embora já no Outono da nossa vida, vamos criar este blog...Falar uns com os outros, inserir fotos daqueles tempos ou actuais, fazer comentários, cortar na casaca uns dos outros, vale tudo, ou quase... Bons e maus momentos, saudades dos que connosco partiram para lá e que não chegaram a regressarO nome deste blog nasceu da nossa condição de veteranos da guerra colonial, do ultramar ou de Africa, como lhe queiram chamar e do local onde estivemos aquartelados - TITE, na Guiné Bissau..Podem aceder também filhos, netos, até bisnetos, outros familiares e amigos.É mesmo um glob global.Um abraço para todos.

Leandro Guedes

2 comentários:

Leandro Guedes disse...

Meus amigos
Há um ano atrás nunca pensei que tanta emoção iria tomar conta de mim passado um ano.
Um de vocês disse há tempos - Companheiros na guerra, Amigos para sempre. Ou algo semelhante.
E é verdade!
Dou comigo a pensar muitas vezes como é que jovens que não se conheciam, dos quatro cantos do país, com sotaques diferentes, vivencias diferentes, juventudes passadas em ambientes muito diferentes do norte a sul, como é que estes jovens, nós, passando 2 anos juntos em ciscunstancias dificeis mas de solidariedade, se tornaram amigos passados 40 anos. É algo inexplicavel. Primeiro foi o Pedro, hoje aparece a noticia do reencontro do Reguila, que para mim foi uma imensa alegria. Espero também que seja possivel encontrar o Marinho e muitos outros.

Escrevo estas linhas para vos dizer que hoje já recebi parabens por parte de amigos e familiares, pelo excelente trabalho gráfico feito pelo Justo e pelo também excelente texto escrito pelo Pica. Escrever como o Pica não consigo, ser artista como o Jutso, nem pensar - é isto que lhes tenho dito, porque julgam que fui eu que fiz os trabalhos de ambos...
Para vós amigos, os meus sinceros e afectuosos parabens.
Reitero aqui o que no blog é dito - sem vós este blog não teria passado da idade da mama... Mas agora já come pela própria mão.

Um abraço com votos de boa saúde para vós, amigos.

Leandro Guedes

alcinda leal disse...

E és um belíssimo Blog!
Parabéns pelo teu aniversário e deves agradecer muito aos "teus pais" tudo o que fazem por ti!
Trazem-te sempre bem informado, bem vestido e adornado!
Olha só te posso dizer que gosto muito de te ver!!!
Beijinhos