.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra colonial.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra colonial

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Mortos na Guerra Colonial, em Torres Vedras


.

.
.

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

RECONHECIMENTO

ESTES SÃO OS EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART. FALTAM AQUI OS EMBLEMAS DAS UNIDADES DA ARMADA E DA FORÇA AÉREA QUE TANTAS VEZES FORAM AO ENXUDÉ, A TITE, A NOVA SINTRA E OUTROS AQUARTELAMENTOS, PARA ENTREGA E LEVANTAMENTO DE CORREIO, REABASTECIMENTOS DE GÉNEROS E MATERIAL BÉLICO E OUTRO DIVERSO, OU PARA EVACUAÇÃO DE MORTOS E FERIDOS E TAMBÉM PARA FLAGELAÇÃO DO IN. E AINDA VÁRIAS UNIDADES DE INTERVENÇÃO RÁPIDA TAIS COMO PARAQUEDISTAS, FUZILEIROS, COMANDOS E OUTRAS COMPANHIAS, PELOTÕES OU SECÇÕES, PARA AJUDA EM MOMENTOS MAIS DIFICEIS.

Facebook

Para abrires o nosso FACEBOOK, clica aqui


______________________________________________________________

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Um belo Conto de Natal

Do blog da nossa amiga e visitante assídua Albertina Granja, com a devida vénia, recortamos este artigo, que pela sua beleza e uma vez que se refere a uma criança guineense, merece ser aqui publicada.
É na verdade mais um belo Conto de Natal, a juntar a tantos outros neste blog:
 
"Julião Sambu"
 
 
 "Julião Sambú é um menino guineense, residente em Canchung (antiga Vila Teixeira Pinto), que, como muitos outros daquela cidade e de outras em toda a Guiné, tem a sorte de receber ajuda de uma das Missões Franciscanas que exercem a sua acção na região de Bissau.

A Missão em apreço desenvolve um trabalho primoroso, quer ao nível da saúde, quer do ensino e para tanto, conta com a ajuda de todos os que se disponibilizam para apadrinhar crianças que frequentam, quer o Jardim de Infância, quer o 1º ciclo….

Quando me falaram neste tipo de ajuda, de imediato aderi e estou muito orgulhosa por ter decidido ser a Madrinha do Julião Sambú…..

Como se vê pela foto, é um menino encantador, com um sorriso lindo, e que parece viver feliz….!!!

Hoje recebi do Julião Sambú pequenas e simples lembranças que me sensibilizaram:



Um pequeno saco com cajú, uma bolsa de tecido com um padrão africano e alguns “escritos” que transmitem mensagens de Paz, Esperança e Alegria…. para este Natal e para o novo ano….!!!!
 
Albertina Granja"

Sem comentários: