.

--

Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma! (Patoleia Mendes, furriel milº Angola ).

-

"Ó gentes do meu Batalhão /

Agora é que eu percebi /

Esta amizade que sinto /

Foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

"NINGUÉM DESCE VIVO DUMA CRUZ!..."

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra colonial


.

.
.

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART
EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

Facebook

Para abrires o nosso FACEBOOK, clica aqui


______________________________________________________________

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

3 anos do Blog

Parabéns BLOG pelo teu 3º. aniversário.

Cresceste, estás mais gordinho, nota-se que a papinha “CERELAC” está a dar resultado, estás mais maduro, já abarcas uma diversidade de temas bastante interessantes. Não tantos quantos eu desejaria, mas……….quem dá o que tem ou sabe a mais não é obrigado. Compreendo perfeitamente que seria muito fácil escrever sobre política, sobre sexo, pedofilia ou corrupção. Às vezes…… apetecia-me entrar por aí, só para mandar umas “bocas”, mas sei que os teus patrões não gostam muito.
É…..e depois a vida está cara, os artigos que escrevem custam “pilim”, uns mais “baratuchos”, outros mais “carotes”, depende do escriba, não é?!!
Por falar em “pilim”, quando pagas ao Pica Sinos pela oferta dos porta chaves e das placas comemorativas dos aniversários da malta?!!  Com a crise que aí vai, ele que não se apresse a apresentar a conta!!! Espero que não  venha a cobrar com juros!!!
E o Costa?…….., tens aberto os mail´s que ele tem enviado??!!…….  Olha sabes o que te digo, fala com o Ele, diz-lhe que aqueles filmes caseiros que ele costuma mandar p´ra malta, eram muito mais agradáveis de serem vistos, quando acompanhados por umas fatias de pão-de-ló de Ovar! Molhadinho, se possível……… é o melhor, estás de acordo?!! O Costa que não se esqueça!!Vai-lhe lembrando……
Mas olha, há uma coisa que eu não entendo. Diz-me, não achas que dás demasiada protecção àquele ex  “bombeirito”, que vive lá p´ros lados de Baltar? Sim, aquele sacrista que escreve umas pelintrices duns artigos, que zumba no caneco, no gargalo, o tal que é licenciado em gestão dos tempos livres? Sim, aquele que em Tite tinha três camas, uma  na camarata, outra no SPM e ainda outra, climatizada,  que servia de mesa para a distribuição do correio, lembras-te?! Alguma vez esse sacrista te contou, que em Tite, esfarrapava-se “todinho” para decifrar o secretismo daqueles galfarros, como ele tratava a “gente boa” do CCripto??!. Puxa-lhe pela língua e vais ouvir ele contar aquele episódio em que num belo dia, segundo consta,  rastejou, de bruços, vê bem de bruços (!), a dar cabo dos joelhos e dos cotovelos, para não falar do camuflado que ainda hoje exibe, todo remendado, nas festas e recepções na corporação a que pertence! Mas dizia eu, então ele lá ia rastejando até que chegou  ao “SACRÁRIO”  do secretismo e dos códigos que tanto o intrigavam! E sabes o que ele viu? Olha,   viu três almas, definhadas, enfiadas no buraco. Viu as paredes forradas com fotos de santas, de pastorinhas, de freirinhas! Estavam todas “nuinhas”! Só aí é que ele entendeu a razão da porta estar sempre fechada – era para elas não apanharem correntes de ar e frio!!! Ficou sensibilizado, passou a gostar da malta e até sugeriu que o melhor, para purificação dos nossos pecados, seria fazermos uma promessa ao Santuário de Fátima. Um dia, a combinar, iríamos então a Fátima, a pé sem comer e beber!!  Ah sim, depois da reza, daríamos uma saltada a Aguada de Cima, ou à Mealhada para uma almoçarada de leitão, no Vidal ou no Pedrol! Com reza ou sem reza, o Hipólito não perdoava!!! Então, sabes bem que ele vai a todas !!! Vai  para Peniche, para Montes Altos, S. Pedro de Muel, Fátima, Meco, Monte Fialho, Porto, Lisboa, Sintra, Algarve, etc., etc. Vai ao cozido, vai ao pernil fumado, vai às caldeiradas a Peniche, vai à Tia Alice, vai à cabeça de pescada grelhada, vai a sardinhadas, olha vai a todas!! Pergunta-lhe se vai no próximo dia 29 à caldeirada a Peniche! Oh, se não vai!!! Está lá caidinho! Ele que não se cuide!

 E o outro, o loirinho (que já foi), que parece que não parte um prato e todos nós sabemos que é o mestre da banda da academia sénior?!! Ah! Ele é o que dono do BLOG?!! Então, deixa-me confidenciar-te uma coisa! Quando o vires bem disposto diz-lhe que eu tenho o hábito de acordar com música. É fácil. Sintonizo a estação que quero, e às horas que entendo, é só música!  Pergunta-lhe por que é que quando acedemos ao teu blog não ouvimos a música de imediato? Não é só o teu visual que é importante! Diz-lhe que um tema musical como “pano de fundo”, também é muito apelativo. E ficavas ainda mais “charmoso”! Mas atenção, nada de música PIMBA! Sugere-lhe para pôr temas à votação, estás de acordo? Já viste o que seria abrir o teu blog e gramarmos com o “aperta aperta com ela” ou com a “cabritinha”?!! Já estás a ver o Costa a mandar mais umas “caseiradas”, não estás?!!! 
 E que é….. daquele que nunca apareceu  aos nossos almoços? Quem?! O das miniaturas de carrinhos de bombeiros, popós de corrida, aviões, tanques, bicicletas, o das pinturas………Sim aquele “criptozinho” tatuado, musculado, qual cinturão negro (!), que vai escrevendo umas coisas para o teu blog, lembras-te!!?  Esse mesmo! Aquele que vai fazendo umas “montagensinhas” com as fotos da malta, o que põe o Guedes e o Pica Sinos em Times Square e na Brodway, não te lembras?! Será que ficou em VOLGOCRADO e deixou cá a sua alma gémea?!! Anda bastante distraído, já reparaste?! Não achas que era a ele que lhe competia, como artista, chamar a atenção do patrão (entenda-se, dono do Blog), que a foto do grupo que aparece quando clicamos no teu site está uma vergonha?!! Que mais parece uma foto de um casamento gay do que uma foto de heróis!! Não vês lá dois carecas  com o braço um por cima do outro?!  Parece   mesmo uma foto de um convívio de maricões!! O fotógrafo também podia ter esperado um pouco. E aquele que está á rasquinha, com as mãos nos joelhos?!E o de Mira, aflitinho?!! Também lá está o pai natal disfarçado………, enfim, é mesmo uma foto deprimente!…... Além disso, falta mais de metade da companhia!! Para não falar pelo desprezo por esta malta cá de cima!……….Nem vê-los?!!! 
Antes de passar à parte séria do tema, deixem-me dar um grande abraço aos amigos acima referidos, a todos os amigos que directa ou indirectamente alimentam o nosso BLOG. E sem querer fugir ao tema, deixem-me dizer-vos que salvo raras excepções, como  são o caso do Raúl Soares e mais alguns da CART 1743, os amigos a que me refiro são todos os da CCS e os dos pelotões de Morteiros e Daimler que estiveram connosco em Tite. São esses que eu conheço, foi com eles que passei os bons e maus momentos vividos em Tite. Foi com eles que eu cresci. É com eles que eu tenho o grato prazer de pelo menos uma vez por ano lhes dar um apertado abraço e de passar umas horas verdadeiramente agradáveis.  Esta é a minha posição. Perdoem-me todos os outros colegas das restantes companhias do BART, mas sinceramente não faz sentido reunirmo-nos todos, quando não nos conhecemos.
Pois é verdade. Este nosso Blog, como todos os outros, também tem tido ao longo destes três anos pontos altos e baixos, tal e qual a nossa própria vida. Tanta coisa aconteceu e mudou na minha e na vossa! Gostaria de ter participado mais, escrevendo sobre alguns temas e não o fiz. Fica a intenção. Também não é vergonha assumir que, recuando no tempo, poderíamos ter feito coisas bem melhor, de forma diferente. É sempre assim. É sinal de que crescemos. É como a vida – é mesmo assim!
 Contudo, também não é vergonha nenhuma assumir que existem coisas muito mais importante do que o nosso BLOG – refiro-me, claro está, à nossa família e aos nossos amigos: às vezes, damos por nós a pensar no tempo que retiramos àquilo que realmente importa na nossa vida.
Finalmente, gostaria de aproveitar esta oportunidade para recordar a memória dos nossos queridos amigos já desaparecidos, a quem, de tantas vezes recordados, também será deles o sucesso deste BLOG. Não mereceriam, alguns deles uma abordagem ao seu carácter à sua personalidade, à sua postura, à sua amizade e solidariedade? Não serei eu a pessoa certa para descrever as suas exactas palavras nem os temas das suas preferências. Nem disponho de dados que me levem a fonte correcta. Mas sei que há muito boa gente capaz de o fazer. Vamos a isso Guedes, Pica Justo, Hipólito, Costa, ok,? Prometido? Fico à espera.
 Termino dando novamente os parabéns ao “BLOG”  e a ele me refiro desta forma porque, sem dúvida, ele ganhou vida própria muito para lá do seu “criador” e “co-editores” – e essa é a magia deste universo bloguista.
Parabéns a todos.
Cavaleiro

5 comentários:

Hipólito disse...

Esta "caldeirada" está de antologia !
Parabéns, Cavaleiro, e, já agora, também ao nosso blog, do que já me ia esquecendo.
Palavra de honra que delirei com o texto.
Um abração

José Justo disse...

...cóquintão...casamento Gay!!!essa não lembrava ao careca.
Não é Gay, mas é de gaijos, da nossa malta, a maioria já avós.
O Costa já consultou a agenda de capa encarnada e vai-se encarregar de no almoço deste ano, levar umas "papoilas" para dar um toque de cor à foto de grupo...
Amigo Chevalier, gostei da prosa e das considerações, mas essa sobre os homens do Norte,não apanhei.
Um abraço Sulista!!

leandro guedes disse...

Bom dia a todos
Cavaleiro:
Obrigado por mais este teu texto.
Quanto à musica sempre presente isso, apesar de ser possivel, não é conveniente, porque quando activas qualquer um dos videos que estão publicados no blog, as musicas subrepõe-se e não dá para ouvir nem uma nem a outra.
Mas de qualquer maneira vou pôr hoje um excelente video da Dulce Pontes que espero gostes. Mas não fica permanente no blog, terás que o activar.
Quanto às memórias dos nossos companheiros já desaparecidos, algumas coisas têm sido escritas, é certo que não tantas como são merecidas. Tenho a noção de que aqueles que mais perto estavam desses companheiros, não estão emocionalmente dispostos a mexer nessas coisas. Mas podes tu recomeçar com este tema porque tens qualidades para o fazer.
Ficamos todos à espera.
Abraços.

Raul Pica Sinos disse...

Defacto ao olhar em promenor a foto de abertura do Blog, verifiquei que faltam alguns daqueles que o Cavaleiro catalogou. Mas como só a verdade é revolucionária, os ditos cujos, não só faltaram àquele almoço, como a outros que têm sido convidados. E os convites para a malta do norte não têm faltado, a falta de coragem em os aceitar é que é muita. E por aqui me fico relativamente a este assunto.

Quanto ao pagamento dos porta-chaves e das placas o Cavaleiro não se preocupe, pois quando nos convidar para o almoço do seu aniversário eu cobrarei a divida. Só tens é que me dizer o dia comemoração das 69 primaveras.

Sempre a considerar-te e para que saibas gosto muito de te ler.

Hipólito disse...

Toma, que já almoçaste !
Eu, estou na foto. Quem não está que se acuse.
Já 69 ?!
Estão explicadas as frequentes "negas" aos almoços e quejandos.
Pr'a já, considero-me convidado para esse aniversário.
E, ainda, continuo a rir com a caldeirada gizada pelo Cavaleiro . . .