.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

sábado, 18 de maio de 2019

O almoço no Entroncamento


O nosso capitão Paraiso Pinto, discursando

 ALMOÇO NO ENTRONCAMENTO – 2019.
Conforme foi amplamente divulgado, realizou-se hoje dia 18 de Maio, no Entroncamento, o nosso 30º almoço anual.
Foi uma comemoração para evocar o 50º aniversário do nosso regresso da Guiné.
Começou este encontro com uma homenagem aos mortos em combate, realizado no Monumento que para o efeito existe na Av. Das Forças Armadas no Entroncamento, onde depositamos uma palma de flores, em nome de todos. O lema deste Monumento é: ”Para os combatentes que no entroncamento da vida, encontraram os caminhos da pátria”
Simpaticamente a Policia de Segurança Publica fez-se representar com três dos seus elementos que asseguraram a regulação do trânsito em volta do local. Os nossos sinceros agradecimentos.
Já no restaurante fomo-nos encontrando uns aos outros e recebendo aqueles que pela primeira vez se apresentaram “na forma”.
O almoço decorreu muito bem, excepto quando o nosso amigo Francisco Magro, que foi furriel em Tite, teve um problema de saúde e que obrigou a que fosse chamado o INEM. Após tratamento no local, não foi sequer preciso ir ao hospital. Mais tarde segui para sua casa em Beja e encontra-se bem.
Como dizia o almoço correu muito bem e aparentemente não houve reclamações, tendo os funcionários do restaurante correspondido às expectativas e sempre atentos a alguma falta verificada. Muito obrigado.
Durante o café, o nosso capitão fez o seu discurso da praxe e que entre outras coisas referiu o seguinte:
Pediu um minuto de silencio para os companheiros falecidos desde o ano passado:
• Armando Duarte Silva Viana
• Joaquim Porfírio de Matos
• Henriques Guimarães
• Ex-alf. António Júlio Rosa, da CART 1743
• Carlos Alberto Teixeira Marinho
• José Luís Freitas Amaro, falecido há mais tempo, mas que só agora soubemos do sucedido.
Seguidamente agradeceu a presença dos guerreiros e suas famílias que totalizou 126 lugares sentados com 6 crianças e outros familiares. Alguns deste amigos apareceram pela primeira vez o que é sempre motivo de muita satisfação.
Referiu ainda que para a comemoração deste 50º aniversário, se começou a elaborar um pequeno resumo com os factos mais relevantes da nossa passagem por Tite, mas que devido a falta de tempo não foi possível acabar. Ficou a promessa que logo que o mesmo esteja pronto, será enviado a cada um dos presentes.
Lembrou também que vamos continuar a mandar fazer placas de homenagem, que consiste na elaboração dum conjunto de placa de metal e mármore, para colocar nas campas dos amigos entretanto falecidos, desde que as famílias o solicitem. Nesta altura o Hipólito foi portador duma placa para a campa do Armando Duarte Silva Viana.
Para estas despesas é costume pedir a contribuição dos amigos presentes, mas este ano não foi necessário fazer esse pedido.
O nosso capitão agradeceu aos amigos presentes da CART 1743 e CCAÇ 2314, dois deles que vieram pela primeira vez – Julio Garcia e Joaquim Caldeira.
Entretanto o nosso capitão Paraiso Pinto transmitiu aos presentes os abraços enviados pelos Senhores Coroneis Ventura Vaz e João Trabulo, que não poderem estar presentes, o primeiro por doença, tem 92 anos e o segundo por afazeres particulares anteriormente assumidos.
Chegou a altura de procurar organizador para o almoço do próximo ano. Mostrou-se disponível o companheiro José Augusto Bezelga que se propôs procurar um lugar no norte do país.
Foi assegurado transporte da estação ao restaurante e volta, para os nossos amigos que vieram de comboio.
Foi lembrado ainda que a CART 1743, organiza o seu almoço anual no dia 15 de Junho, em Algés, no restaurante CARAVELA D’OURO, para o que Raul Soares, presente neste almoço , aceitou inscrições, pois estão todos convidados.
Por fim o nosso companheiro leu o seu belo poema “AOS AMIGOS – Camaradas do BART, Cas. E Svs associados”. Este poema vai ser publicado na integra nesta página.
Foi ainda solicitado o cântico “parabéns a você” dirigido aos seguintes amigos
• Vitor Barros que fez anos ontem dia 17
• D. Ana esposa do Contige, no mesmo dia
• Manuel Jorge, o cilista, que faz anos hoje.
Acabou o seu discurso desejando a todos, um bom regresso a casa.
Durante o almoço foi exibida uma montagem vídeo, com fotos várias e que vai ser publicado nesta página.
Aguarda-se e solicita-se o envio de fotografias, executadas pelos “vários fotógrafos de serviço”, para as mesmas serem publicadas no blog.
De referir ainda que foram elaborados uns pequenos cartões alusivos à comemoração a deciorrer e que além do emblema do BART, tem algumas frases significativas e um excelente texto do Pica Sinos. Nesta trabalho colaborou o nosso capitão Paraiso Pinto.
Ao Pica Sinos o nosso agradecimento especial pelo seu empenho na elaboração de tão importante acontecimento. Muito obrigado.
Leandro Guedes.



Sem comentários: