terça-feira, 15 de dezembro de 2020

TITE, 1968 - de Cor. Trabulo

"TITE - 1968

Conjunto académico João Paulo com oficiais da C. 2314, da CArt. 1743 e do Bat. 1914, na sua passagem por Tite, em 31 janeiro / 2 de Fevereiro de 1968.

A 1 de Fevereiro de 1968, tínhamos (CCAÇ 2314) regressado da operação a BISSÁSSEMA, onde ficou instalada uma força composta por um pelotão da CArt. 1743 e dois de africanos sob o comando do Alf. Rosa, quando, em Tite, estava o conjunto João  Paulo. Era uma acção que tinha por finalidade elevar a “moral das tropas" como se dizia. Contudo, não foi bem assim, pois na noite do dia 2, quando a atuação do conjunto estava a terminar, os militares que estavam em Bissássema, sofreram o trágico ataque do PAIGC com consequências terríveis já conhecidas. 

Entre outros, reconhecem-se o cap. Neves, cap. Pereira Rodrigues, alf. Pio, alf. Rodrigues, Ten-Cor Relvas de Lima, alf. Carvalho, alf. Trabulo, alf. Fernando Alves, cap. Jesus Costa, alf. Campos, alf. Barros, alf. Óscar e o conjunto João Paulo (Sérgio Borges, Rui Brasão, Ângelo Moura, Zé Gualberto, Carlos Alberto Gomes e João Paulo).

O conjunto numa Daimler com o alf. Antunes e no abrigo do morteiro 81.

JT"



Sem comentários:

Enviar um comentário

-