.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Água potável em Catió, no sul da Guiné - uma boa noticia!

Guiné-Bissau: Sistema de distribuição de água potável em Catió inaugurado esta sexta-feira
Bissau - O Governo guineense, em parceira com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a União Europeia (UE) inauguram esta sexta-feira, 20 de Março, o sistema de distribuição de água potável em Catió, região de Tombali, sul do país.
O sistema fornece água potável através de energia solar a mais de cinco mil pessoas naquela região e a sua implementação esteve a cargo do UNICEF.
Segundo um comunicado de imprensa da organização da ONU, que a PNN consultou, o acto antecede as comemorações anuais do dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de Março com o lema «Água e Desenvolvimento Sustentável».
O projecto conjunto contempla ainda uma componente de promoção de práticas correctas de saneamento e higiene para as regiões de Quinara e Tombali.
O comunicado refere ainda que, nos próximos três anos, prevê-se assegurar água potável e saneamento básico a mais de 37 mil pessoas, 7400 das quais são crianças que terão acesso a infra-estruturas adequadas de água e saneamento nas escolas, e um total de 60 mil pessoas nas duas regiões beneficiarão de programas de promoção de higiene.
O Sistema fotovoltaico de abastecimento de água para a cidade de Catió é gerido pela comunidade através da Associação de Consumidores da Água de Catió (ACAC).
O sistema fotovoltaico é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento, no âmbito do programa Water Facility, que contribui com 60 milhões de F.Cfa (91.469,4 euros), e o UNICEF com 20 milhões de F.Cfa (30.489,8 euros).

Tiago Seide

(c) PNN Portuguese News Network

in facebook, enviado pelo José da Costa, a quem agradecemos.

1 comentário:

leandro guedes disse...

"Tentei deixar várias vezes comentário mas não consegui.
Queria dizer mais ou menos isto:
Ainda bem que mais alguns milhares de pessoas passam a ter água. Ainda há muito a fazer neste campo pelo mundo fora.
Um abraço.
Joaquim Cosme"