quarta-feira, 20 de maio de 2020

A Imagem da capela de Tite - episódio rocambolesco.


"Rocambolesco, no mínimo, o episódio com a imagem!
No nosso tempo, na capela estava a imagem de N. Srª de Fátima, como podes comprovar com uma foto do saudoso Viana, a rezar de joelhos junto ao altar.
Tem razão o n/coronel Trabulo, uma autêntica enciclopédia, em muitos assuntos, quando diz haver um nicho com uma imagem de N/Senhora.
Ficava encrostado não parede exterior da caserna da CCS, voltada para uma rua
pequena que separava a caserna do edifício das transmissões e mesmo defronte da porta que dava, salvo o erro, para o centro Cripto.

Não sou capaz de, a esta distância temporal, conseguir afirmar se era ou não a imagem do sagrado coração de Maria. Daquela legenda, não lembro.
Chegados ao mês de Maio, era aí que, à noite, se rezava o terço, “botado” pelo n/capelão ou, na sua ausência, pelo arturinho, ilmº e revmº o sacrista.
Talvez, o Narciso se lembre, já que ele era um dos que me incentivava na realização dessa cerimónia e, segundo diz, tirava as teias de aranha, limpava e lavava a imagem.
Daí, lhe tenha ficado a devoção de, até aos dias de hoje, todos os sábados (um “ferrinho”),continuar a ir ao terço, por vezes, até às tantas da matina.
Outro, que também era “devotissimo” e capaz de se lembrar, é o Pica, já que a imagem ficava mesmo defronte da porta de entrada e saída do ultra-secreto e inviolável “estaminé”, onde fazia que trabalhava.
Bjs e abraços
Hipólito
Vou reencaminhar para o Narciso e Pica"

Sem comentários:

Enviar um comentário

-