terça-feira, 27 de novembro de 2018

AFRICA - ARTESANATO DA GUINÉ E CABO VERDE




“ÁFRICA - ARTESANATO DA GUINÉ E CABO VERDE
“Contar Áfricas!”, o título da exposição  que está aberta ao público no Padrão dos Descobrimentos (Lisboa), até dia 21 de Abril de 2019. Um conjunto de estátuas, capulanas, cerâmica, quadros, instrumentos musicais, fotografias, instrumentos de caça e muitas outras peças da História africana.

O objectivo é “chamar a atenção sobre África”, um mundo “muito desconhecido e complexo” que tem formas de organização social e política, religiosa e simbólica, muito próprias, como, por exemplo, o peso das mulheres em determinadas culturas, a música, as línguas, ou até mesmo os reinos e os impérios que tinham, em alguns casos com moeda própria", diz António Camões Gouveia, coordenador da exposição.

af.jpgA primeira peça, originária de Cabo Verde, é acompanhada pela palavra “duração”, a segunda, originária da Guiné Bissau, chama-se “sabedoria” e, uma ao lado da outra, algumas tapeçarias, que começaram a ser feitas em Cabo Verde há muitos anos, e o fluxo de movimento de pessoas entre esses dois países.

Apresentam-se ainda caixas de marfim com motivos africanos gravados, tudo numa mostra que se divide por três núcleos cada um demarcado a uma cor – “Espaços e poderes” (vermelho), “Conquista e exploração” (amarelo), “Símbolos e cores” (azul) – mas apresentados em conjunto e em justaposição para mostrar a inter-relação entre as peças.
Do blog ROINESXXI com a devida vénia
publicado por j.gouveia “

Sem comentários:

Enviar um comentário

-