domingo, 1 de fevereiro de 2015

Inaugurada primeira praça com Internet de acesso livre na capital da Guiné-Bissau

Inaugurada primeira praça com Internet de acesso livre na capital da Guiné-Bissau em 30 de Janeiro de 2015.

O presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, inaugurou hoje a primeira praça com acesso livre à Internet, uma das promessas eleitorais de Domingos Simões Pereira, atual primeiro-ministro.
A praça Titina Silá, heroína da luta pela independência do país, cujo 42.º aniversário da morte é hoje assinalado, situa-se no coração de Bissau, frente ao principal liceu do país e por detrás da embaixada de Portugal.

A partir de hoje é possível ali ter acesso a Internet sem fios, num local que passa a ter iluminação, um jardim arranjado e onde se pode contemplar uma estátua.
A praça foi ornamentada, os lancis recuperados e o jardim passa a estar relvado.
Foram colocados 11 bancos em cimento, sete postos de iluminação solar e a estrada foi pavimentada, que se destaca face à maioria das vias de acesso de Bissau.
As casas em redor, bem como a fachada do liceu, foram pintadas.
A obra foi feita com dinheiro mobilizado pela Câmara Municipal de Bissau e os postos de iluminação solar foram disponibilizados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Uma empresa portuguesa forneceu a brita utilizada para a ornamentação da praça.
Adriano Ferreira, presidente da Câmara de Bissau, disse à agência Lusa que a edilidade aposta em recuperar "todos os jardins que existiam" antes da independência do país, mas que se encontram degradados por falta de tratamento.

Depois da praça Titina Silá, a edilidade vai avançar para recuperação do jardim situado junto à sede do Instituto de Meteorologia, seguindo-se a praça Mártires de Pindjiguiti, junto à Radio Nacional e assim sucessivamente, declarou o presidente da instituição.
"Queremos devolver a Bissau o rosto que tinha no passado, começando pelas praças e jardins", disse à Lusa, Vítor Barros, diretor do gabinete do presidente da Câmara.
O Presidente da República, José Mário Vaz, no seu discurso de homenagem à heroína Titina Silá, aproveitou para felicitar o governo e a câmara pelo "passo dado rumo ao progresso" com a inauguração de uma praça com acesso livre à Internet.

Diário Digital com Lusa
Partilhado por Pica Sinos
In face do BART 1914

4 comentários:

  1. É uma boa notícia...!!!
    São de louvar as entidades que deram o seu contributo para esta obra...
    AG

    ResponderEliminar
  2. Internet em Bissau, com acesso público, é uma bênção dos deuses, a melhor estrada que podia ser aberta particularmente para os jovens. A educação e a cultura sempre foram e continuam a ser a melhor arma para o progresso de um país em todos os continentes. De Bissau, saudades. Que a Net seja uma janela aberta ao mundo.Felicidade. João Godim

    ResponderEliminar
  3. FANTASMA DO MAYOMBE02/02/2015, 03:03:00

    Os comentários dos COMBATENTES SEM-ABRIGO são inconvenientes porquê?
    Os blogues, as associações, o MDN, assobiam para o lado perante esta triste realidade.
    TENHAM VERGONHA !!!!!!

    ResponderEliminar
  4. FANTASMA DO MAYOMBE02/02/2015, 19:10:00

    Os Gajos do MDN são uns demagogos.
    Ainda não fizerem uma praça de alimentação para os Combatentessem-abrigo, e respectivas
    tendas de campanha.

    Entretanto, eles sabem , que o pessoal vai morrendo devagar devagarinho (citando o ilustre sociólogo Prof.Dr.
    Paquete de Oliveira)in JN-artigo de opinião Abril 2001).

    ResponderEliminar

-