sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Boas Festas do nosso companheiro José Costa

Companheiros

Em diversas culturas espalhadas pelo mundo, a celebração da passagem do ano ou das estações é feita com o intuito de estabelecer a renovação do mundo e o revigoramento dos valores que agregam uma determinada civilização. Semelhantemente, o Natal também incorpora esse mesmo princípio de renovação ao celebrar o nascimento de uma das figuras centrais do cristianismo, Jesus Cristo. De fato, em diversas manifestações natalinas podemos também enxergar a reafirmação desse mesmo valor.
Dessa maneira, podemos observar que os princípios natalinos se configuraram em diferentes culturas ao longo do tempo. Consultando o site “Wikipedia” ás tantas lê-se: - Os mesopotâmicos, por exemplo, celebravam nessa mesma época o Zagmuk. Segundo a tradição mesopotâmica, o fim do ano era marcado pelo despertar de monstros terríveis a serem combatidos por Marduk, sua principal divindade. Durante a festividade, um homem era escolhido para ser vestido e tratado como rei, para depois ser sacrificado, levando todos os pecados do povo consigo.
Ora, eu não desejo que algum dos nossos governantes actuais ou passados, tenham que ser sacrificados assim como os da divindade Marduk! Desejo apenas a estas nossas divindades que neste Natal comam só figos secos e uvas passas do Algarve. Pois não são mais  do que nós o fomos, lá para os lados de Tite nos idos Natais de 67 e 68, e agora nos vindouros, 2011/12/13/14… etc, etc, etc….!

BOAS FESTAS PARA TODOS O EX-COMBATENTES!
José Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

-