Os barcos rabelos eram usados outrora para trazer do Alto Douro o vinho para ser envelhecido nos armazéns de Vila Nova de Gaia.
Desciam o Douro com a corrente carregados de pipas de vinho e subiam-no vazios usando aquelas velas quadradas, aproveitando o vento dominante de noroeste a que nós chamamos nortada.
Repare-se que o vinho é produzido no Alto Douro, envelhecido em Gaia e chama-se Vinho do Porto (Port Wine).
Porque será?
A sua grande comercialização começou com os ingleses que se instalaram na margem direita do rio onde tinham os seus escritórios e centros de convívio.
A cidade era para eles Oporto e o vinho port wine.
Ainda hoje os maiores armazéns mantêm a designação inglesa:
Kopke, Sandman, Offley, Taylors , Cockburn's, etc.
Há quem não goste de ouvir, mas também nós fomos uma colónia dos ingleses.
Exploraram outros sectores além do vinho, como os carros elétricos, os telefones e os caminhos de ferro.
Ainda hoje a sua circulação é pela esquerda.
Tal como o metro de Lisboa; e o do Porto só não o é porque tem percursos à superfície que partilha com outras viaturas.
O barco rebelo, hoje, apenas serve de decoração e de publicidade.
Claro que já não transportam vinho nem sobem o Douro.
Julio Garcia - CCAÇ 2314
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Ao ler este artigo, lembro-me dos imensos desastres que aconteciam no Douro, com barcos rabelo. Além das cheias que eram anuais e por vezes bianuais. Faziam-se romarias para ver as cheias do Douro, que galgava as margens e submergia totalmente as casas em Miragaia, freguesia da cidade do Porto.
O Douro foi sempre motivo e cenário de grandes tragédias, uma delas a da Ponte das Barcas, e outra a do afogamento do marido da Ferreirinha, dona dos vinhos do Portro com o mesmo nome e grande impulsionadora da modernização das vinhas do Douro.
Acerca do afogamento do Barão de Forrester, na Wikipédia, diz:
Em 1861, o barco de Forrester virou-se no Cachão da Valeira, sendo arrastado para o fundo por causa do cinto com dinheiro que levava consigo, nunca tendo sido encontrado o seu corpo. Nessa derradeira viagem, fez-se acompanhar por D. Antónia Adelaide Ferreira, mais conhecida como "Ferreirinha", que segundo reza a história, não se afogou porque as saias de balão que então vestia, a fizeram flutuar até à margem do Rio Douro. Hoje em dia, depois de construídas algumas barragens, o Cachão da Valeira já não constitui o perigo de outrora para os navegadores do Douro. Pode contemplar-se a beleza do Cachão a partir de um monte próximo conhecido como "São Salvador do Mundo".
nota - vale a pena visitar este monte de SÃO SALVADOR DO MUNDO, bem como o MIRADOURO DA GALAFURA. Decididamente a não perder.
nota - vale a pena visitar este monte de SÃO SALVADOR DO MUNDO, bem como o MIRADOURO DA GALAFURA. Decididamente a não perder.
LG.
São Leonardo da Galafura - Miradouro
São Salvador do Mundo - Miradouro
As histórias sobre o Rio Douro, os Barcos Rabelos e o Vinho do Porto, são sempre muito interessantes, agradáveis e é sempre bom recordá-las...
ResponderEliminarA este propósito não tenho propriamente uma história para contar mas lembro-me, quando era criança, de ouvir e ter aprendido uma melodia com letra alusiva ao Rio Douro e aos Barcos Rabelos.
Não sei quem a cantava, mas o poema era este:
As águas do Rio Douro a correr,
Vêm cantando baixinho...
Passam as águas de leve a bater,
Com brandura e com carinho...
Barcos Rabelos passando a vogar,
Com as velas remendadas...
Contos antigos nos fazem lembrar,
Contos e lendas de fadas...
Refrão
Conta a lenda que o velho Mouro
à noitinha ía namorar
Com as Ninfas do Rio Douro
Ao Luar...
Quem se lembra desta canção??