domingo, 17 de outubro de 2010

O ALMOÇO COM O GENTIL EM VILA VERDE DE FRANCOS



Finalmente a 16 de Outubro de 2010, chegou o grande dia para confraternização com o nosso companheiro Gentil, no objectivo de comemorar a vitória deste, sobre a recente doença que o queria vencer.

O nosso 1º Cabo em Tite, na Guiné-Bissau, era um dos responsáveis pela manutenção oficinal. Hoje já reformado, casado e com 2 filhos (uma jornalista e outro especializado em logística) tem um minimercado na rua principal na Vila Verde dos Francos terra onde reside.

Creio que foi cerca das 11 horas que o pessoal começou, aos poucos, por chegar. Precedidos do Pica Sinos (Corroios), Amador e o Botas (Barreiro), o Palma e mulher (Algés). Seguiram-se o Contige (Stª Iria d’Azoia) e o Zé Manuel (Cacém) acompanhados das respectivas mulheres. O Carlos Leite e a mulher (Lourel, Sintra); o Hipólito e a mulher (Baltar); o Viana e a mulher (Porto) chegaram, pelas 12 horas. O Costa chega de Ovar. O Barros e a mulher (Marinha Grande). Logo a seguir o Arrabaça da Nazaré e, o Guedes de Torres Vedras. Também o Carlos Marinho de Oeiras. Ainda houve uma réstia de esperança que o Cavaleiro mais a mulher (Viana do Castelo) se fizessem ao caminho, mas desta vez não lhes foi possível. Igualmente se passou com o Henrique (Peniche), o Régua (Amadora) e o Correia (Lourel, Sintra) que já depois dos “bilhetes comprados”, por afazeres familiares e profissionais tiveram que “perder espectáculo”.

Depois dos beijinhos e abraços, o anfitrião fez as honras da casa na Colectividade onde a festança foi feita. Começamos por conhecer os simpáticos filhos do Gentil, a sua amável mulher e demais família. Também tivemos a oportunidade de conhecer outros agradáveis amigos que vieram ajudar a montar todo o aparato que serviu o almoço. E enquanto a caldeirada apurava, visitamos as instalações da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Vila Verde dos Francos, fundada em 1980, onde o Gentil foi o cicerone e dá a sua colaboração activa como Director.

Conforme ilustram as fotografias a festa foi rija e participada. Todos estavam muito felizes, em especial o Gentil e a família. No final para marcar a já citada vitória, oferecemos ao nosso amigo uma placa em vidro, acompanhada de um postal com muitas assinaturas de camaradas e amigos do Gentil. Outros, tendo em conta as distancias, não puderam estar fisicamente presentes, como foi o caso do Mestre (Monte Fialho, Beja), o Justo (Carnaxide) e o Ex-Cap. Paraíso Pinto (Algés) mas não deixaram de enviarem mensagens de felicitações.

Até sempre Gentil

RPS

4 comentários:

  1. ...É um espectáculo!!!...aquela travessa de Caldeirada!!!
    Até apetece saltar para dentro do video.
    Como já disse, parecem as petiscadas de Tite, só que estas já não têm "foguetes" inesperados.
    Gostei de ver o pessoal, mais uma vez em plena luta de sobrevivência!!
    O trabalho do Pica Sinos, mais uma vez de eleição, desta vez com balões e tudo. Estás um artista rapaz.
    Para todos os convivas, saudades.
    Ao amigo Gentil, aquele abração e tudo do bom e do melhor para ele e família.

    ResponderEliminar
  2. Pica! Eh pá, fizeste um bom trabalho. Até meteu diálogos inventados... tás feito um "mestre"!!
    Foram umas horas bem vividas na companhia do Gentil e família, bem como das pessoas que prepararam a caldeirada.
    Justo, vou fazer-te uma confidência... o Hipólito levou parte do espólio do vinho da Missa!! E não é que todo o Mundo experimentou a pinga?!!

    ResponderEliminar
  3. Está (o report) com a "cagança" da ordem !
    Como esteve, a recepção e o convívio que o Gentil nos proporcionou e que todos vivemos com a intensidade que nos é peculiar.
    Pena é que não nos mobilizemos mais amiúde e com a participação de mais guerreiros.
    E também com uma segunda parte de luxo, ora vivenciada na casa do Reguila,juntamente com o Correia, Contige, Zé Manel, Viana e respectivas esposas, e de que, já hoje, sinto saudade e auguro
    continuidade.
    Foi o que se costuma dizer: dois em um.
    Até breve.

    ResponderEliminar
  4. Foi na verdade um grande almoço, não só pelo significado, mas também pela excelente qualidade dos ingredientes e da confecção.
    Ao Gentil desejamos continuação de bem estar, que coma menos chocolates e que passe a pôr apenas um pacote de açucar em cada chávena de café...
    A ele e aos restantes convivas que todos nos vamos encontrando ao longo dos anos, por aqui ou por ali, mas sempre com saúde.
    Um abraço.
    LG.

    ResponderEliminar

-