.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra colonial.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra colonial


.

.
.

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

RECONHECIMENTO

ESTES SÃO OS EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART. FALTAM AQUI OS EMBLEMAS DAS UNIDADES DA ARMADA E DA FORÇA AÉREA QUE TANTAS VEZES FORAM AO ENXUDÉ, A TITE, A NOVA SINTRA E OUTROS AQUARTELAMENTOS, PARA ENTREGA E LEVANTAMENTO DE CORREIO, REABASTECIMENTOS DE GÉNEROS E MATERIAL BÉLICO E OUTRO DIVERSO, OU PARA EVACUAÇÃO DE MORTOS E FERIDOS E TAMBÉM PARA FLAGELAÇÃO DO IN. E AINDA VÁRIAS UNIDADES DE INTERVENÇÃO RÁPIDA TAIS COMO PARAQUEDISTAS, FUZILEIROS, COMANDOS E OUTRAS COMPANHIAS, PELOTÕES OU SECÇÕES, PARA AJUDA EM MOMENTOS MAIS DIFICEIS.

Facebook

Para abrires o nosso FACEBOOK, clica aqui


______________________________________________________________

domingo, 13 de maio de 2018

Resumo do nosso almoço anual em Aveiro


Companheiros
Um breve resumo do nosso almoço em Aveiro, no dia 12 de Maio de 2018, no Restaurante João Capela em Aradas, Aveiro.
Ao Jorge Claro, foi pelo nosso capitão adjudicada a organização deste almoço. Pediu a minha colaboração que aceitei dar.
Estiveram presente 43 guerreiros e seus familiares e amigos o que totalizou 89 adultos e uma criança, neto do Régua (Manuel Arnaldo da Conceição).
A este propósito quero lembrar que foram mandadas cartas para 175 companheiros nossos. Foram devolvidas 13 cartas - ou porque são desconhecidos, ou mudaram de residência e ainda por falecimento.
Mas como sabem há companheiros que não vêm nunca nem dão satisfação.
Por isso se pede a todos o favor de enviarem o seu email para que para o ano se possa enviar a convocatória por correio eletrónico, porque isto custa 137 €.
Quanto ao almoço correu tudo bem, o almoço esteve muito animado, com alegria. Convivemos todos uns com os outros. O local era agradável e o pessoal simpático, A comida era bora, tirando um ou outro que não estaria satisfeito.
O nosso capitão fez a sua alocução da ordem, a saber:


Pediu um momento de silencio em memória dos companheiros falecidos
Lembrou que estamos na passagem do 50º aniversário da nossa passagem pela Guiné.
Solicitou a contribuição dos presentes para as despesas com as placas para as campas dos falecidos, o que foi ultrapassado em 24 € , como se vê noutro local.
Solicitou voluntários para a organização do próximo almoç, mas ninguém se ofereceu por enquanto.
A este respeito foi sugerido fazermos um almoço intermédio no Alentejo, talvez em Beja, para que os amigos daquelas paragens possam também connosco confraternizar. A deslocação será de comboio a partir da gare do Oriente, em data a combinar. O comboio demora cerca de 2 h e meia e há um comboio que sai pelas 9 h e chega às 11,30 e outro que parte de lá pelas 18 h chegando a Lisboa pelas 20,30.  Entretanto vamos dando noticias sobre este assunto.
Desejou a todos bom regresso a casa, mas os companheiros e suas famílias estavam a sentir-se bem naquele lugar e o convívio foi para lá das 5 da tarde.
No Fim o Luis Dias, declamou um poema da sua autoria, tendo sido muito aplaudido.


Seguidamente foi exibido um vídeo com fotos que a todos nós diz respeito e que vai ser publicado no Facebook e no blog.
Tivemos pena alguns dos nossos amigos não tivessem podido estar presentes, por uma ou outra razão,  mas esperamos que para o ano digam “presente”. Aqueles que estão doentes ou têm familiares próximos doentes, desejamos as melhoras e que se restabeleçam rapidamente.
Um abraço para todos.

Sem comentários: