.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra colonial.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra colonial


.

.
.

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

RECONHECIMENTO

ESTES SÃO OS EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART. FALTAM AQUI OS EMBLEMAS DAS UNIDADES DA ARMADA E DA FORÇA AÉREA QUE TANTAS VEZES FORAM AO ENXUDÉ, A TITE, A NOVA SINTRA E OUTROS AQUARTELAMENTOS, PARA ENTREGA E LEVANTAMENTO DE CORREIO, REABASTECIMENTOS DE GÉNEROS E MATERIAL BÉLICO E OUTRO DIVERSO, OU PARA EVACUAÇÃO DE MORTOS E FERIDOS E TAMBÉM PARA FLAGELAÇÃO DO IN. E AINDA VÁRIAS UNIDADES DE INTERVENÇÃO RÁPIDA TAIS COMO PARAQUEDISTAS, FUZILEIROS, COMANDOS E OUTRAS COMPANHIAS, PELOTÕES OU SECÇÕES, PARA AJUDA EM MOMENTOS MAIS DIFICEIS.

Facebook

Para abrires o nosso FACEBOOK, clica aqui


______________________________________________________________

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

o blog do Luis Graça "foranadaevaotres"

  1. Após o alerta do Hipólito, referente a uma publicação no blogue http://foranadaevaotres.blogspot.com
    Vamos voltar a publicar um artigo escrito pelo Pica aquando do seu histórico encontro com o Contino. No entanto lembro que este mesmo artigo, se encontra publicado no nosso blog http://bart1914.blogspot.com
    Queremos no entanto lembrar que vale a pena e é mesmo imprescindível, uma leitura atenta deste blog, Luis Graça & Camaradas da Guiné, principalmente neste capitulo que se
    refere a Tite, sector de Quinara, onde estiveram o BART 1914 e outras Unidades Militares.
    Com a devida vénia ao blog do Luis Graça, vamos transcrever o seu artigo, agradecendo o comentário que nos dirige:
    “O blogue do BART 1914, que existe desde 2008, é mantido por 3 antigos operadores cripto, se não erro, o Leandro Guedes (reabastecimentos), o Pica Sinos e o José Justo (e também o José Costa, cripto e o Hipólito Sousa, SPM); aqui fica também o nosso reconhecimento público pelo extraordinário trabalho que estes camaradas do BART 1914 estão a fazer, recolhendo e partilhando memórias da sua unidade e subunidades adidas. Estes camaradas estão também ativos no Facebook.”
    O blogue do Luis Graça faz ainda um convite:
    Tanto o Geraldino Marques Contino como o Raul Pica Sinos, ficam desde já convidados para nos darem a honra de se sentarem à sombra do poilão da nossa Tabanca Grande; temos ainda poucas referências tanto ao BART 1914 como à CART 1743.
    Sobre a "batalha de Bissássema" o Raul Pica Sinos tem diversos postes publicados no blogue do BART 1914. Recorde-se que na noite de 3 de fevereiro de 1968:
    (i) desapareceram em combate o fur mil Manuel Nunes Reis Cardoso, do Pel Mort 1208, e o soldado Milícia Manga Colubali, da CMIL 7;
    (ii) foram capturados pelo IN três militares da CART 1743: alf mil António Júlio Rosa; 1º. cabo op cripto Geraldino Marques Contino; e soldado Victor Manuel Jesus Capítulo.
    De referir ainda que o blog Luis Graça fez um trabalho notável de investigação, acerca deste tema do encontro entre o Pica e o Contino, do qual iremos transcrever parte, com a devida vénia.
    Leandro Guedes.

Sem comentários: