.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra colonial.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra colonial

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Mortos na Guerra Colonial, em Torres Vedras


.

.
.

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

RECONHECIMENTO

ESTES SÃO OS EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART. FALTAM AQUI OS EMBLEMAS DAS UNIDADES DA ARMADA E DA FORÇA AÉREA QUE TANTAS VEZES FORAM AO ENXUDÉ, A TITE, A NOVA SINTRA E OUTROS AQUARTELAMENTOS, PARA ENTREGA E LEVANTAMENTO DE CORREIO, O SPM, REABASTECIMENTOS DE GÉNEROS E MATERIAL BÉLICO E OUTRO DIVERSO, OU PARA EVACUAÇÃO DE MORTOS E FERIDOS E TAMBÉM PARA FLAGELAÇÃO DO IN. E AINDA VÁRIAS UNIDADES DE INTERVENÇÃO RÁPIDA TAIS COMO PARAQUEDISTAS, FUZILEIROS, COMANDOS E OUTRAS COMPANHIAS, PELOTÕES OU SECÇÕES, PARA AJUDA EM MOMENTOS MAIS DIFICEIS, NÃO ESQUECENDO AS ENFERMEIRAS PARA-QUEDISTAS.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

A todos os nossos companheiros, familiares, amigos e visitantes, desejamos um Feliz Natal.


A todos os nossos companheiros, amigos, familiares e visitantes, desejo um Feliz Natal, Boas Festas e um óptimo Ano de 2018.
Aos nossos doentes, em tratamento ou em convalescença, envio um forte e fraterno abraço com os desejos sinceros de rápidas melhoras e a esperança em dias melhores. Estamos todos convosco.
Aos familiares dos nossos companheiros já desaparecidos, o nosso abraço solidário e a certeza de NUNCA SERÃO ESQUECIDOS!
BOAS FESTAS !
Leandro Guedes.

"Presépio

Neste ano o Presépio da Praça São Pedro será oferecido pela Abadia Territorial de Montevergine que fica no Sul da Itália e deverá ser elaborado dentro do estilo do século XVIII, a mais antiga tradição natalina da região napolitana.

Está previsto que o Presépio ocupe uma área de 80 metros quadrados e deve ser inspirado na obra da Misericórdia. Ele será composto por 20 figuras de tamanho variado, em terracota policromada, com olhos de cristal e roupas elaboradas em tecido.

Árvore de Natal

A árvore de Natal deste ano será doada pela Arquidiocese polonesa de Elk. O abeto que será colocado na Praça São Pedro é imponente: tem 28 metros de altura e a circunferência que ele forma tem 10 metros.
A árvore será cortado pelo Corpo Florestal polonês que enviará uma delegação para estar presente na Praça de São Pedro no dia da inauguração.

Para chegar até Roma a árvore deverá atravessar o centro da Europa por rodovia, percorrendo mais de dois mil km desde a origem até seu destino final.

Adornos da árvore

A árvore será adornada por artistas, representados por crianças pacientes de câncer vindos de alguns hospitais italianos.
As crianças e os seus pais participaram de um programa de cerâmico-terapia recreativa em laboratórios permanentes em hospitais. Esse projeto foi elaborado e coordenado pela organização sem fins lucrativos, "Fundação Lene Thun".

Neste ano, os pequenos artistas estarão acompanhados também por outras crianças de sua idade que virão das zonas da Itália central que sofreram terramotos, sobretudo da Arquidiocese de Spoletto-Norcia."

Sem comentários: