.

--

Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma! (Patoleia Mendes ).

-

"Ó gentes do meu Batalhão /

Agora é que eu percebi /

Esta amizade que sinto /

Foi de vós que a recebi…"

(José Justo)


sub tit

sub tit

Facebook

Para abrires o nosso FACEBOOK, clica aqui


______________________________________________________________

quinta-feira, 1 de junho de 2017

O Almoço em Vilar Formoso - 27 de Maio de 2017.








Caros companheiros

Conforme estava anunciado, decorreu ontem dia 27 de Maio de 2017, o nosso almoço anual, desta vez em Vilar Formoso, organizado pelo Fernando Clara e família, comemorando também o 50º aniversário da nossa partida para a Guiné.

Antes de mais, queremos agradecer todo o trabalho e empenho que as filhas e restante família do Fernando Clara tiveram, na organização deste evento. Foram incansáveis para receber os guerreiros e suas famílias, tudo correu muito  bem, estava tudo muito bom. Muito obrigado.

Foi grande a espectativa em relação às possíveis presenças no almoço, mas não foi mau, perto de 80 pessoas entre guerreiros e familiares.

Agradecer também às esposas e restantes  familiares  e amigos de alguns dos guerreiros, que não quiserem deixar de estar presentes.

Agradecer ainda aos companheiros que embora doentes ou em convalescença (e não são poucos), também disseram “presente” à volta da mesa que todos reuniu em mais um almoço.

O encontro aconteceu por volta das 11 h no largo 25 de Abril em Almeida. Seguiu-se uma visita à vila de Almeida, acompanhados pela D.Patricia, técnica da Camara Municipal e que com competência nos elucidou sobre a valorosa histórica daquela vila fronteiriça.

Quando estávamos na área que antigamente pertencia ao picadeiro dos cavalos, no Páteo da Artilharia, tivemos a presença do Senhor Presidente da Camara de Almeida, que com a família veio passear até àquele local, tendo conversado com o Fernando Clara. Seguiu-se a ida para o almoço.

Quinta do Prado Verde, foi o restaurante onde se realizou o almoço e que penso agradou a todos. Sabemos que deu muito trabalho ao Fernando Clara e filhas a quem reiteramos os nossos agradecimentos.

Chegou a vez do nosso capitão Paraizo Pinto, falar aos presentes.

Começou por solicitar um minuto de silencio em memória dos dois companheiros falecidos este ano – António Luis Reis Traquino em 10 de Outubro de 2016 e Joaquim Barbosa de Oliveira, O Famalicão, em 21 de Março de 2017. Este momento foi extensivo aos restantes companheiros já falecidos tanto em Tite como depois do regresso.

Foi solicitada a colaboração dos presentes para angariar fundos para a deposição de uma pequena  placa de metal com suporte em pedra, na campa dos entretanto falecidos.  A contribuição foi generosa tendo as placas e pedras entretanto feitas, ficado integralmente pagas.

Em dia a anunciar um grupo de amigos irá à campa do António Heitor no Gavião, depositar a respectiva placa e suporte, com a possível presença do seu filho João Heitor, se isso lhe for possível.

O nosso capitão pediu ainda aos presentes que tenham mudado de morada, o favor de registarem as novas moradas para assim serem contactados. Pediu ainda a divulgação destes nossos almoços na esperança de que apareçam mais companheiros.

Este ano apareceu pela primeira vez  um  companheiro da CART 1692 António Manuel Braz. Este amigo esteve emigrado em França desde a nossa chegada e solicitou a ajuda dum familiar, na procura dos seus amigos da Guiné e através do blog e facebook veio a saber deste almoço e compareceu. Mora actualmente em Rio Frio,  Bragança e fez questão de estar presente.  Este nosso companheiro António Manuel Braz, pediu a colaboração de todos na pesquisa de outros companheiros da CART 1692, na esperança de os poder rever a todos. O seu telefone é o 933834137. Morada, travessa da Fontainha, nº. 9, Rio Frio,  – 5300-831 Rio Frio, Bragança.

Chegou a altura do nosso capitão solicitar um voluntário para a realização do almoço do próximo ano, tendo ficado antecipado acordado, que doravante os almoços irão ser realizados na zona centro -  Coimbra, Aveiro ou Figueira da Foz, sempre que possível perto de auto estrada e da linha de caminho de ferro. O Vilão, o Claro e o Ramos ficaram de apresentar soluções para o efeito. Ficou também acordado que sempre que possível, o almoço passará a ser no primeiro sábado do mês de Maio.

Lembrou ainda aos presentes que temos um blog e facebook, onde é sempre possível estar em contacto com os companheiros que acedem a estas ferramentas virtuais.

Por último congratulou-se com o facto de ao longo de ano, haver pequenos  grupos de companheiros que se vão juntando em almoços de confraternização  do Minho ao Algarve, o que é motivo de satisfação para todos.

Após o discurso do nosso capitão foi exibido um filme com as nossas memórias de Tite, elaborado por uma neta do Fernando Clara, onde apareceram a maioria dos nossos companheiros.

Posteriormente foi cortado o bolo do Batalhão e após isso foi o regresso a casa, alguns de bem longe.

Muito obrigado a todos – AMIGOS NA GUERRA AMIGOS PARA SEMPRE!.

Sem comentários: