.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

250.000 visitas a este blog.



Companheiros, familiares, amigos e visitantes:
Concluíram-se hoje as 250.000 visitas a este nosso blog.

Embora seja um numero pouco significativo, ele manifesta uma avaliação,  ou seja, saber quantos se dão ao trabalho de nos visitar e de o fazer repetidamente, umas vezes apenas lendo e outras comentando.


Temos tido visitas dos quatro cantos do mundo, quem sabe de ex-combatentes ou talvez apenas de Portugueses espalhados pelo mundo, desde a Russia e Nova Zelândia à costa oeste dos Estados Unidos e Canadá, da Islândia à África do Sul, passando pelos países de expressão Portuguesa, principalmente o Brasil e os países onde houve conflito armado, destacando claro, a Guiné/Bissau.
Mas embora seja apenas um numero, ele é importante para nós, ex-combatentes do Batalhão de Artilharia 1914 e por isso queremos festeja-lo convosco, com este trabalho do José Justo a quem enviamos o nosso abraço agradecido. Bem hajas companheiro!
Para os nossos companheiros, familiares, amigos e visitantes o nosso muito obrigado pela companhia que nos têm feito ao longo deste oito anos e quatro meses.
Leandro Guedes


2 comentários:

Luís Manuel Dias disse...

Estou contigo, Camarada e Amigo Leandro Guedes, gestor deste magnífico meio de entreajuda e comunicação, o Blog da 'malta'. Espero ver-te amanhã, 14 do corrente, no Convívio. Irei, sempre que me surja algo que repute interessante, contigo e com os restantes Camaradas aqui partilhar - como meu modesto contributo. Aquele abraço. Luís Manuel Dias, ex-furtms, Esmoriz. 13.Maio.2016

Albertina Granja disse...

Parabéns....!!!
250.000 visitas é "obra"....