.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

sábado, 3 de outubro de 2015

Condolências pelo Falecimento do José Arrabaça

  • Acerca do Falecimento do nosso amigo José Arrabaça, recebemos no nosso facebook, os seguintes comentários.



  •  
  •   

    João VieiraJoão Vieira á família e a todos os camaradas da companhia os meus sinceros pesamos do camarada da C. C. S. do batalhão 2845 que esteve na vila TEIXEIRA PINTO de 1968 a 1970 JOÃO VIEIRA

  • Fernando de Almeida
  • Fernando de Almeida Para a Familia do Arrabaça os meus pesames. Para a Familia Bart 1914 um forte abraço

  • José da Costa
  • José da Costa A morte, esse desfecho que aguarda a vida de todos nós, é uma certeza e uma sentença que a maioria se esforça por ignorar, e que talvez por isso atinge tão violentamente os corações desprevenidos quando ela lhes rouba o seu primeiro ente querido. Mas na verdade, quem conseguirá de fato preparar-se para tão terrível perda? Dito isto, sei que toda a sua família está passando por um destes momentos, e que na sua casa paira uma nuvem carregada de dor, agora que o nosso ex camarada de armas em TITE e amigo faleceu. Os meus pêsames para toda a sua família!

  • Carlos Azevedo
  • Carlos Azevedo Partiste para a grande viagem Amigo Arrabaça..Que a Paz esteja contigo. Á Familia dedico os meus Sentidos Pêsames !!!

  • Sori Balde
  • Sori Balde Que a sua alma descanse em paz.

  • Raul Pica Sinos
  • Raul Pica Sinos Descansa em paz companheiro.

  • Alfredo Alves
  • Alfredo Alves tenho muita pena do nosso amigo e companheiro Arrabaça. Para a familia partilho esta tristeza. Se alguem poder anunciar a hora do funeral agradeço.

  • Julio Garcia
  • Julio Garcia Sentidos pêsames à Familia , e para os colegas , aquele abraço amigo.

  • José Justo
  • José Justo Nunca sabemos o que dizer nestas alturas. Todas as palavras nos parecem inúteis para colmatar a dor de quem perdeu um ente querido. Esperemos haver mais uma estrela no céu. Á família do nosso amigo, sentidos pêsames.

  • Hipolito Almeida Sousa
  • Hipolito Almeida Sousa Que descanse em paz. À família, os meus sentidos pêsames.

  • Jorge Gouveia
  • Jorge Gouveia Os meus pêsamos a famila, descanse em paz .

  • Luis Manuel Dias
  • Luis Manuel Dias Os meus sentimentos à família do Zé Arrabaça. Esteja ele em paz. Um abraço a todos os camaradas.

  • António Cavaleiro
  • António Cavaleiro A vida é uma aragem, um bafo, uma brisa, brisa que agora levou o nosso amigo Zé. Estou triste. Que descanse em paz. À sua esposa, filho e restante família, os meus sentidos pêsames.

  • Joaquim Caldeira
  • Joaquim Caldeira Sentidos pêsames.

  • Jose Manuel Amaro Santos
  • Jose Manuel Amaro Santos sentidos pesamos á familia,e descansa em paz.

  • Jose Narciso Costa
  • Jose Narciso Costa Os meus sentidos pêsames , a toda família em especial há esposa e filho. Que Deus o tenha no interno descanso.

  • Amadeu Contige
  • Amadeu Contige os meus sentidos pêsames para a familia e descansa em paz compaheiro

  • Manuel Palma
  • Manuel Palma sentidos pesamos a toda a famailia e descansa em paz grande amigo

  • Francisco Ramos
  • Francisco Ramos sentidos pesamos a familia descansa em paz

  • Manuel Flores
  • Manuel Flores os meus sentidos pesamos a família descansa em páz

  • Bart Tite Guine Bissau
  • Bart Tite Guine Bissau DO FURRIEL MAGRO: Foi com tristeza que tomei conhecimento da morte do Arrabaca. Ao longo destes 46 anos,em que nao sabia nada desta *familia*, ele era um dos que me vinha a memoria com frequencia recordando um episodio que se passou com ele e comigo em Tite. Eu ate ja falei com o Monteiro e com o Mestre sobre isso. Gostava tanto de o ter visto,dar-lhe um abraÇo e falar com ele. Já não fui a horas...PAZ A SUA ALMA. Apresento sentidos pesamos a familia atraves do blog do bart por não ter outro contacto. Francisco Magro

Sem comentários: