.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

“A Camisa da Minha Vida” na versão Tite - Guiné






“A Camisa da Minha Vida” na versão Tite - Guiné

Caro Guedes e restante corpo redatorial.
Este título foi o que escolhi para uma camisa que tem anos!!…
É a que uso durante o verão nas minhas várias traquitanas, porque é larga, fresca e simbólica.
Como a cozinha é um dos meus hobbys, aconteceu que no preparo de uma muamba de galinha, com a “mulher do Donald” a seringar-me a cabeça por causa das dietas que devia fazer…QUE DEVIA FAZER!!!…salpiquei a dita com óleo de palma, coisinha impossível de tirar.
Já lá vão uns anitos, pós “desastre”, mas a pena mantinha-se sempre que os salpicos se refletiam nos espelhos, embora depressa a telha passasse, recordando a muamba que deu para três dias!!
Como os afetos á camisa tinham esmorecido com os anitos, com base na configuração das nódoas de óleo, comecei a desenhar uma árvore.
A árvore, por imensos motivos, é o ex-libris da minha vida desde muito novo. Tenho-as pintada nas portas de minha casa.
Ao chegar á Guiné, foi das primeiras coisas que me impressionou foi o exotismo e a sua grandiosidade, depois os cheiros e a cor vermelha da terra. Guineense.
Gostei da árvore, e lembrei-me de juntar o emblema do Batalhão, e depois o dos Criptos, e depois das aeronaves que pela nossa pista de aterragem passavam…e depois…e depois…e depois…
Resultado; desenhei tudo de que tinha recordações dos dois anos de Tite, principalmente, e como ficou ainda bastante espaço, comecei a juntar recordações da minha vida, que como lá digo: foi bem vivida!!…e continua ser, mas muito mais soft!!
Já tirei 52 fotos de pormenores/retalhos que estou a ilustrar e legendar, que tenciono enviar para amigas e amigos, talvez umas 5-6 por dia, vamos a ver.
O título reza, mas na camisa faltarão algumas recordações, vividas durante anos, principalmente a nível profissional com as grandes superfícies Makro, Continente e outras, mas por muito que tenha tentado, a camisa não esticou!!
Recordando o lema dos criptos “rápido, preciso e conciso” os desenhos dão a ideia, e nas edições de pormenor, irão mais detalhes.
Lembrei-me de fazer uma versão para o Blog só BART 1914 Tite-Guiné 1967-69.
Aqui vão 2 fotos. Como se nota, além de desenhos, tem fotos de arquivo, para preencher as brancas que ficaram na edição, retirados os “particulares”.
Amigo, se achares que terá interesse, como mera curiosidade, publica, senão…já sabes; arquiva cronológicamente no caixote do lixo.
Claro que incluo na lista de amigos, os muitos e especiais d'autres voyageurs dans la guerre, mas não tenho e-mail de muitos.
Se eventualmente alguns camaradas e visitantes do Blog, tiverem interesse que depois de concluído o  trabalho de ilustração das 52 fotos, lhes seja também enviado, aqui vai o endereço cá do JE.      hrjusto@sapo.pt
Abraços

3 comentários:

Hipolito disse...

Vai longe, este rapazinho!
Está cá com uma pedalada, o JE! . . .
Muito bem escrito e ilustrado!
Só não percebi porque, a seguir a "serviços cripto", vem a palavra "cheirete"!? . . .

Hipolito disse...

Vai longe, este rapazinho!
Está cá com uma pedalada, o JE! . . .
Muito bem escrito e ilustrado!
Só não percebi porque, a seguir a "serviços cripto", vem a palavra "cheirete"!? . . .

José Justo disse...

...boa...gostei desta!!
Hipólito, estás sempre preparado para dares as tuas "bênçãos" e sempre no ponto certo.
Humor é reflexo de inteligência.
Manda mais capitão.
Abraços