.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

sábado, 17 de novembro de 2012

A Pátria sou eu, és tu...!!!

Camaradas da Guerra do Ultramar

ILHA DE CÔMO - GUINÉ/BISSAU.
Convido-vos a visitarem o Blogue “Acordar Sonhando”, onde é publicada descrição dos sentimentos de há 48 anos, após ser anunciado, por Manuel Alegre, na “Voz da Liberdade”, a emitir a partir da Argélia, o Massacre de todos os Militares que ocupavam aquele Posição fundamental (na época).
Em meu nome pessoal e do Administrador do Espaço, os meus mais sinceros agradecimentos.
 
Santos Oliveira

4 comentários:

SOL da Esteva disse...

Caros Camaradas

Fico muito honrado pelo convite que passais aos nossos Camaradas, para lerem um testemunho vivido na primeira pessoa, pelo Sarg Santos Oliveira.

Auguro-vos as maiores venturas na divulgação das dificuldades e privações que todos passamos, com mais ou menos incidência.

Parabéns por este Vosso trabalho de união e ligação ás origens comuns: Tite.

Abraços


SOL da Esteva
http://acordarsonhando.blogspot.pt/

Santos Oliveira disse...

Caríssimos Camaradas

Estar-vos grato pela divulgação da efeméride, sabe a pouco. Mereceis mais pelo magnífico trabalho de união dos Companheiros da Unidade e, por arrastamento, quantos, como eu, que também estiveram atabancados em Tite
Já, na Celebração de vida do ano de 2011, o ****ACORDAR SONHANDO**** havia publicado um outro Poema, feito a "quente" nessa mesma noite, Titulado "Batalha" ( http://acordarsonhando.blogspot.pt/search?q=batalha ), pois que Relata e denuncia a mentira que inimigos de Portugal, ex-Camaradas de Armas que houvemos sido, são capazes de produzir para atingirem os seus objectivos.
Na verdade, parece que o Crime ficou impune e vai compensando para os tais!

Em nome pessoal e do SOL da Esteva, quero manifestar e renovar os agradecimentos mais sinceros.

Abraços, do
Santos Oliveira

Santos Oliveira disse...

Caríssimos Camaradas

Estar-vos grato pela divulgação da efeméride, sabe a pouco. Mereceis mais pelo magnífico trabalho de união dos Companheiros da Unidade e, por arrastamento, quantos, como eu, que também estiveram atabancados em Tite.
Já, na Celebração de vida, do ano de 2011, o ****ACORDAR SONHANDO**** havia publicado um outro Poema, feito a "quente" nessa mesma noite, Titulado "Batalha" ( http://acordarsonhando.blogspot.pt/search?q=batalha ), pois que Relata e denuncia a mentira que inimigos de Portugal, ex-Camaradas de Armas que houvemos sido, são capazes de produzir para atingirem os seus objectivos.
Na verdade, parece que o Crime ficou impune e vai compensando para os tais!

Em nome pessoal e do SOL da Esteva, quero manifestar e renovar os agradecimentos mais sinceros.

Abraços, do
Santos Oliveira

leandro guedes disse...

Publicamos a seguir um comentário que o autor não conseguiu inserir no nosso blog:

"Caro Camarada e Amigo

Não vou esquecer o trabalho que V. têm feito em prol da União de todos os Camaradas do BArt1914 e Sub-Unidades que faziam parte da Dotação Operacional; eu ( a minha PU – Pequena Unidade) também estávamos aboletados, primeiro ao BC599 e depois ao seu sucessor, o BC 1860.

Isto não quer dizer que Operacionalmente fossemos “directamente” dependentes desses Batalhões.

Como Pelotão Independente, estávamos ás Ordens do Comando Chefe. Daí a intervenção activa na Operação Tridente e a continuação da cobertura Operacional daquela Posição de Cachil e posrteriormente Cufar afim de “tapar” os percursos do PAIGC, entretanto deslocados para leste, na zona de Cantanhês, pela dificuldade que os Morteiros criavam á sua passagem e progressão pelo Cômo.

Santos Oliveira."