.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012


Guiné-Bissau Solidariedade

Fundação João XXIII – Ação Católica Rural do Oeste

Ribamar - Lourinhã

Algumas pessoas militantes da Ação Católica, e outras não, tiveram a iniciativa, no princípio da década de 90, de ir à Guiné-Bissau, iniciando aquilo que vieram a ser as “Férias Solidárias com a Guiné”. A ideia da Guiné surgiu pelo facto de alguns já lá terem estado como militares. O objetivo da solidariedade com a Guiné visou sempre ajudar um povo extremamente pobre, que vive no limiar da sobrevivência, mas que tem um grande carinho pelos portugueses. A experiência obtida ao longo destes 22 anos de trabalho solidário na Guiné tem permitido concluir que é urgente apoiar pequenas iniciativas locais, porque os grandes projectos pensados na Europa falham frequentemente pela falta de pessoas locais que lhes dêem seguimento e vida. Esta experiência na Guiné, não tendo uma linguagem explicitamente católica, visa no fundo tornar as pessoas mais pessoas, vivendo com maior dignidade, porque quando se vive abaixo dos padrões mínimos da sobrevivência não vale muita pregação.

Este projeto é enquadrado pela Fundação João XXIII que tem como uma das suas finalidades cooperar com os PALOP, (artigo 1.º b), c), d), e) e g): “Promover a cooperação internacional… com destaque para os países africanos de língua oficial portuguesa”).

Requisitos para fazeres parte deste grupo:

·         Espírito de voluntariado;

·         Maior de 18 anos de idade;

·         Suportar a sua própria viagem.

Todos são precisos: estudantes, professores, carpinteiros, electricistas, pedreiros, enfermeiros, médicos, etc…

Para mais informações, contactar:

·         e-mail - guinebissausolidariedade@gmail.com ou casadooeste@sapo.pt

·         Telefone e fax – 261 422 790 ou 261 419 006

·         Telemóvel – 91 261 56 16

A Fundação organiza campanhas de angariação de donativos para apoiar financeiramente estes projetos. Envia também materiais escolares, equipamentos, materiais de construção civil, medicamentos, etc.

Todos os interessados podem colaborar nestes projetos participando nas férias solidárias ou enviando donativos em dinheiro ou em géneros. O povo da Guiné-Bissau merece e precisa da nossa ajuda…

Os donativos em dinheiro podem ser feitos fazendo um depósito no Banco Millennium-BCP

Sem comentários: