.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra colonial.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra colonial


.

.
.

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

RECONHECIMENTO

ESTES SÃO OS EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART. FALTAM AQUI OS EMBLEMAS DAS UNIDADES DA ARMADA E DA FORÇA AÉREA QUE TANTAS VEZES FORAM AO ENXUDÉ, A TITE, A NOVA SINTRA E OUTROS AQUARTELAMENTOS, PARA ENTREGA E LEVANTAMENTO DE CORREIO, REABASTECIMENTOS DE GÉNEROS E MATERIAL BÉLICO E OUTRO DIVERSO, OU PARA EVACUAÇÃO DE MORTOS E FERIDOS E TAMBÉM PARA FLAGELAÇÃO DO IN. E AINDA VÁRIAS UNIDADES DE INTERVENÇÃO RÁPIDA TAIS COMO PARAQUEDISTAS, FUZILEIROS, COMANDOS E OUTRAS COMPANHIAS, PELOTÕES OU SECÇÕES, PARA AJUDA EM MOMENTOS MAIS DIFICEIS.

Facebook

Para abrires o nosso FACEBOOK, clica aqui


______________________________________________________________

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Raul Soares foi à Guiné

Como sabeis, acabo de chegar em viagem terrestre da Guiné Bissau. Somente consegui visitar, Gã Pedro, Jabadá, alguma tabancas, por onde passei, perto de Nova Sintra e entre Fulacunda e o cruzamento para Jabadá. Encontrei 2 militares das milícias, que estiveram connosco em Jabadá e Nova Sintra, Malam Camará e o Ufome Sambê. Em Jabadá encontrei também um miúdo na altura, hoje homem de perto de 50 anos o Joaquim que era que vinha buscar o comer nas terrinas para o meu abrigo "BONANZA" e ainda se lembrou de mim. Sobre o Jaló, Quinhentos e tantos outros de Tite e o Seco de Jabadá mais tantos outros foram fuzilados. Perto de Aldeia Formosa estive com um português da Guiné, que me deu a indicação destes nomes em Jabadá, andaram no Mato alguns anos, para não serem mortos.
Não vou comentar a atitude do governo Português da altura, mas deixou esta gente entregue a si própria. Percorri parte da Guiné como: Pirada Gabu (antes Nova Lamego), Bafatá, Bombadinca, Saltinho, Mampatá, Aldeia Formosa, Buba, Fulacunda, Ingoré, São Domingos, Suzana, Varela e Bissau. Bissau foi o que achei diferente, pois de Brá (onde está o aeroporto) até Bissau, rasgaram uma avenida com 3 faixas de rodagem. Não consegui visitar Nova Sintra, Tite, Foia, Enxudé e São João, porque as estradas "picadas" estão péssimas, pois para ir de Fulacunda a Jabadá, demorei cerca de 1,30h para cada lado. Segundo me informaram as outras picadas estão pior. Fiquei de voltar.
Um abraço. Raul Soares
______________As fotos:

Boa tarde meu caro

Anexo 4 fotos tiradas em Jabadá:
Nº. 1 com o fundo da messe
Nº. 2 com o fundo do Geba
Nº.3 com Malam Camará, que fazia parte do
pelotão de melícias e esteve também em Nova
Sintra
Nº. 4 Com Malam Camará e Joaquim faxina do
abrigo “Bonanza” em Jabadá
Nº. 5 com Ufome Sambê, que fazia parte do
pelotão de melícias.
Tenho mais fotos, mas estas julgo serem
suficientes, se quiseres mais diz.

Um abraço
Raul Soares

1 comentário: