.

--

Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma! (Patoleia Mendes, furriel milº Angola ).

-

"Ó gentes do meu Batalhão /

Agora é que eu percebi /

Esta amizade que sinto /

Foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

"NINGUÉM DESCE VIVO DUMA CRUZ!..."

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra colonial


.

.
.

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART
EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

Facebook

Para abrires o nosso FACEBOOK, clica aqui


______________________________________________________________

domingo, 8 de abril de 2012

Faz hoje 45 anos que partimos para a Guiné!

Companheiros
Neste domingo de Páscoa, passa mais um ano sobre a nossa partida para a Guiné - 8 de Abril de 1967. Já são 45 anos.
Vou a seguir publicar um texto, que foi o primeiro alusivo ao facto, depois que foi criado o blog. E publico também os comentários que à época foram feitos.
Espero que gostem.

navio UIGE
"Meus amigos
Foi no longinquo dia 8 de Abril de 1967, que partimos rumo à Guiné, onde permanecemos vinte e três meses, durante os quais se criaram laços de amizade que perduram entre nós. Completam-se portanto, 41 anos.
Ainda hoje é um dia de emoções...
Recordando esse dia envio um grande abraço para todos.
Lembremos aqui e agora aqueles que não regressaram e também aqueles que tendo regressado, entretanto também já partiram..
Leandro Guedes.
.
Renasceram dois de nós. Só por vos termos encontrado, o Sopinha e o Costa, valeu a pena iniciarmos este blog.
Outros serão encontrados também.
José Costa disse...
Meus Deus!! Quis o destino que precisamente hoje, 41 anos depois, e de tanto procurar os meus companheiros da CCS Bart 1914, nos jornais,nas revsitas e anúncios vários, nunca encontrei ninguém!E hoje por um acaso encontro este blog!!! Então eu sou o Costa Op.Msgs!! Alguém se lembra de mim? Dêm-me notícias vossas... porra!
8 de Abril de 2008 23:42
alcinda leal disse...
As maravilhas da blogosfera! Leandro, razão tinha o nosso professor em insistir que criássemos os nossos blogues! Estou completamente rendida! Já viu as possibilidades de Comunicação? O vosso camarada Zé Costa encontrou-vos através do blogue! Também na minha família criámos um blogue de forma a comunicarmos os cerca de 40 elementos que a constituem! O meu blogue fica assim para a comunicação entre amigos !Eis a razão por que estou rendida à Blogosfera!
Cumprimentos
9 de Abril de 2008 15:42
Raul Pica Sinos disse...
És o Costa de Ovar? Onde andas? O Blog já falou de ti várias vezes. O Cavaleiro também já perguntou por ti. O Justo já mostrou várias fotos tuas.Vai ler a história do Padeiro Contige e lá vens mencionado. Diz coisas rapaz. Deixa a tua morada electrónica.
Pica Sinos
9 de Abril de 2008 18:16
Justo disse...
Grande Costa, sejas ben aparecido rapaz, sou o Justo op. Cripto lembras-te? Tenho perguntado por ti pois eras do nosso grupo de convivio diário. Vou falar com o pessoal de forma a contactar-mos mas sem deixar mails nos Blogs.Um abração e até breve.
9 de Abril de 2008 20:17
.
Amigo Costa
Folgo em saber que ainda "mexes"A malta ( Justo e Cavaleiro entre outros) têm perguntado por ti e não tinha respostas. Disse que te encontrei várias vezes (há muitos anos) no Porto na estação deS.Bento. Mas que perdi o teu rasto. Felizmente apareceste. Tenho escrito umas coisas para o blog onde mencionei o teu nome uma ou duas vezes.Seria muito bom que dissesses algo aos amigos que te procuraram e já agora, no Blog.
Um Abraço
Pica Sinos
.
Nota: Para todos
Um dia destes vou encontrar-me (para a semana que vem) com o Dr. Paraíso Pinto para me fornecer uns elementos Da nossa vida em Tite, já está tudo combinado.Como ele não "mexe" nestas coisas da Internet vou fazer copia de todos os textos do blog entregar ao amigo.Aliás fiz ao Contino que mandei por correio.Também para a semana (talvez no mesmo dia) vou almoçar com O Sopinha e vou dar os vossos endereços electrónicos. Se não se importarem.
(ainda perguntas?. Segue em frente Amigo). "
Pica Sinos.
__________________________
"Menina dos Olhos Tristes", de Adriano Correa de Oliveira e letra de Reinaldo Ferreira, é uma canção que experime os sentimentos, as ansiedades, as angustias e as incertezas que então nos acodiam...

1 comentário:

Albertina Granja disse...

A uma distância de 45 anos, como sentem agora esse "triste" momento da partida????
Que recordações vêm à vossa memória???
Serão as mesmas angústias, as mesmas ansiedades, os mesmos receios???
Provavelmente sim.....,acredito que se recuarem no tempo tudo será recordado como se estivesse a ser vivido naquele instante, o que naturalmente deixará no coração de todos vós um rasto de amargura, mas certamente também de alguma saudade......!!!!!
Foram 23 meses de muito sofrimento e bastante difíceis, mas como tudo o que é mau, tem também o seu lado positivo,estabeleceram-se grandes e fortes laços de amizade que até hoje perduram e certamente irão permanecer para sempre..., e isso é a melhor e maior recompensa que podem ter......!!!! Pena é que nem todos estejam já entre vós para poderem celebrar esse grande amizade.....!!!!!

Albertina Granja