.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra colonial.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra colonial


.

.
.

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

RECONHECIMENTO

ESTES SÃO OS EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART. FALTAM AQUI OS EMBLEMAS DAS UNIDADES DA ARMADA E DA FORÇA AÉREA QUE TANTAS VEZES FORAM AO ENXUDÉ, A TITE, A NOVA SINTRA E OUTROS AQUARTELAMENTOS, PARA ENTREGA E LEVANTAMENTO DE CORREIO, REABASTECIMENTOS DE GÉNEROS E MATERIAL BÉLICO E OUTRO DIVERSO, OU PARA EVACUAÇÃO DE MORTOS E FERIDOS E TAMBÉM PARA FLAGELAÇÃO DO IN. E AINDA VÁRIAS UNIDADES DE INTERVENÇÃO RÁPIDA TAIS COMO PARAQUEDISTAS, FUZILEIROS, COMANDOS E OUTRAS COMPANHIAS, PELOTÕES OU SECÇÕES, PARA AJUDA EM MOMENTOS MAIS DIFICEIS.

Facebook

Para abrires o nosso FACEBOOK, clica aqui


______________________________________________________________

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ALMOÇO EM SÃO PEDRO DE MOEL


Caros companheiros

Conforme prometido e combinado, realizou-se hoje o almoço em São Pedro de Moel, no restaurante do Hotel Mar e Sol, organizado e orientado pelo nosso companheiro Victor Barros.

Foi um encontro muito agradavel, num local lindissimo e sossegado tendo como pano de fundo o oceano atlântico. O dia cheio de sol, sem vento, mas com algum frio como é próprio desta épooca do ano, ajudou à festa.

As conversas foram muitas e variadas, mas como acontece quase sempre, com recordações dos tempos e peripécias de Tite.

Mas alguns de nós ficamos hoje a saber, que o nosso companheiro RATO, falecido em Tite, está sepultado no cemitério da Marinha Grande, uma vez que os seus pais moravam na Moita, perto da Marinha. Muitos de nós julgávamos que ele teria ido para Viseu, sua terra Natal, mas afinal assim não aconteceu.

Mas tirando esta noticia triste, tivemos uma mais alegre - o facto de ter aparecido pela primeira vez, o nosso companheiro GASOLINAS, Nelson Vieira Alves, que mora ali perto da Marinha. Veio acompanhado da sua esposa.

Tivemos pena de o ESMORIZ não ter podido comparecer devido a compromissos com a saúde da sua esposa, mas mandou recado que em Maio não faltará.

Lista dos presentes:
  • Victor Barros e esposa
  • Jorge Claro e esposa
  • Domingos Monteiro e esposa
  • Carlos Ramos e esposa
  • Nelson Alves e esposa
  • Raul Soares e esposa
  • Arrabaça
  • Hipólito
  • Cabito
  • Contige
  • José Costa
  • Carlos Reguila
  • Leandro Guedes
LG.

Fotos/video enviadas pelo Victor Barros

1 comentário:

Cavaleiro disse...

Parabéns ao Victor Barros pela iniciativa. Só pelo facto de darem a conhecer a ùltima morada do amigo Rato já veleu a pena o encontro. Certo dia, há muitos anos, numa passagem por Viseu, fui ao cemitério com a intenção de "conversar" um pouco com o amigo. Procurei, procurei, perguntei a muitas pessoas, mas não foi possível encontrar a sepultura. Durante a pesquisa, curioso que encontrei muitos "Cavalleiros" (com dois eles!). É evidente que saí de lá desolado. Obrigado, porque a partir de agora já sei onde encontrá-lo.