.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra colonial.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra colonial

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Mortos na Guerra Colonial, em Torres Vedras


.

.
.

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

RECONHECIMENTO

ESTES SÃO OS EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART. FALTAM AQUI OS EMBLEMAS DAS UNIDADES DA ARMADA E DA FORÇA AÉREA QUE TANTAS VEZES FORAM AO ENXUDÉ, A TITE, A NOVA SINTRA E OUTROS AQUARTELAMENTOS, PARA ENTREGA E LEVANTAMENTO DE CORREIO, REABASTECIMENTOS DE GÉNEROS E MATERIAL BÉLICO E OUTRO DIVERSO, OU PARA EVACUAÇÃO DE MORTOS E FERIDOS E TAMBÉM PARA FLAGELAÇÃO DO IN. E AINDA VÁRIAS UNIDADES DE INTERVENÇÃO RÁPIDA TAIS COMO PARAQUEDISTAS, FUZILEIROS, COMANDOS E OUTRAS COMPANHIAS, PELOTÕES OU SECÇÕES, PARA AJUDA EM MOMENTOS MAIS DIFICEIS.

Facebook

Para abrires o nosso FACEBOOK, clica aqui


______________________________________________________________

sábado, 13 de agosto de 2011

Figos de pita, para o Sr. Hipólito...

A nossa colega "de escola" além de fazer o favor de ser nossa leitora assídua, entendeu também ensinar o Hipólito a apanhar e a comer figos de pita. Assim ele queira...


- Como visitante assídua do Blog BART 1914, acabei de ler um "post" onde alguém faz uma breve alusão aos "FIGOS DE PITA", referindo que: ".....picam mais que os ouriços-cacheiros......"

É verdade que sim, picam mesmo, mas só a quem não os sabe apanhar...., porque a técnica para sair ileso de tal tarefa, só os Algarvios conhecem e fazem-no na perfeição, aliás a técnica não é só para os apanhar, mas também para os descascar.......

Mas são tão saborosos !!!!......

Quem estiver interessado em aprender é só dizer, pois de imediato se disponibilizará a "receita" para apanhar e comer esse fruto delicioso.....

Albertina Granja

1 comentário:

Raul Pica Sinos disse...

Acreditem que estou a gostar.
Pena é, que o Guedes tenha feito, a censura daquele texto onde se "convidava" o Hipo a ter uma diarreia daquelas, por castgo, por dizer menos bem de terras algarvias em especial da Fuz.

Mas com eu dizia estou a gostar, quer dos textos do Hipo, quer dos comentários que eles originam.

No entanto enquanto andam numa de brincadeira, lembro que devem consultar as vossas velharias, se é que as teeem e, vejam se nelas ainda existem os candeeiros a petrólio, assim como os respectivos fogões da "Casa Hipólito de Torres Vedras", porque anda para aí uns senhores que não se cansam de entrar nos nossos bolsos.

Oh Hipo, isso de dizer que te parecia que haviam movimentos para o lançamento de uma OPA à tua já muito debilitada economia, a quem é te referias?

Pois meu amigo eu já comecei a ver onde se vende agora o pretrólio e o carvão, porque carvoarias só existiam no teu do meu avô.

Pois é quem lhe dessem com a Pita num sitio que eu cá sei, acreditem que não viam só os figos....