.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra colonial.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra colonial

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Mortos na Guerra Colonial, em Torres Vedras


.

.
.

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

RECONHECIMENTO

ESTES SÃO OS EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART. FALTAM AQUI OS EMBLEMAS DAS UNIDADES DA ARMADA E DA FORÇA AÉREA QUE TANTAS VEZES FORAM AO ENXUDÉ, A TITE, A NOVA SINTRA E OUTROS AQUARTELAMENTOS, PARA ENTREGA E LEVANTAMENTO DE CORREIO, REABASTECIMENTOS DE GÉNEROS E MATERIAL BÉLICO E OUTRO DIVERSO, OU PARA EVACUAÇÃO DE MORTOS E FERIDOS E TAMBÉM PARA FLAGELAÇÃO DO IN. E AINDA VÁRIAS UNIDADES DE INTERVENÇÃO RÁPIDA TAIS COMO PARAQUEDISTAS, FUZILEIROS, COMANDOS E OUTRAS COMPANHIAS, PELOTÕES OU SECÇÕES, PARA AJUDA EM MOMENTOS MAIS DIFICEIS.

Facebook

Para abrires o nosso FACEBOOK, clica aqui


______________________________________________________________

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Mais dois amigos que se reencontram através do nosso blog

olá ZE
se és o Justo que eu penso moravas na calçada do Carmo , e mudaste para a Damaia, eu sou o Carlos ( malta ) que morava na Amadora, antes morei na rua da Condessa.
Se o amigo Raul falava do Pingas (Carlos manuel Guerra Fernandes)eu encontrei-o em França em 2003 e creio que estive em casa dele em Bordéus em 2005, muita pena de saber que morreu.
Se tu és este Zé podes enviar-me um e-mail para
___________________
Amigo Carlos Malta
 Que grande e agradável surpresa !!!! como o mundo na realidade é pequeno!!

Desculpa só agora te estar a responder, mas com a Primavera renova-se o meu tormento com a alergia, e a narigueta sempre a pingar, os olhos lacrimejantes...enfim, o PDI !!

Grande Carlos, acreditas que ainda há pouco tempo tive com uma foto igual a esta entre mãos e até recordo perfeitamente este dia...parece mentira, até estivemos em casa do Gonçalves e tudo !!

Sei que tu e teu irmão mais velho há muito que andam pelas Franças, e pelo que deduzo por lá continuas.

Infelizmente o Pinga faleceu, creio que em 2009 ??!! e em 2000 tive oportunidade de estar na Leitaria Académica, no Largo do Carmo com ele, e depois lá fomos até ao Desportivo C. Carmo e tascas circundantes para tirar as faltas de muitos anos.

Este encontro também aconteceu por mero acaso:
Quando o emprego de quase 30 anos de minha mulher foi ao ar...pensamos num negóciozito para ela e surgiu a oportunidade da Tabacaria da Trindade, lembras-te, mesmo ao lado da Cervejaria da Trindade...

Acontece que havia um cauteleiro que ia muito à tabacaria e a quem eu todas as semanas comprava jogo.

Um dia em conversa mais pormenorizada venho a descobrir que era da rua da Condessa (já não me lembro do nome dele), um pouco mais velho que nós e que conhecia toda a nossa malta, inclusivé e muito bem o Pinga, e que ele vinha a Portugal dali a uns meses ??!!

Bem como calculas, lá combinamos o tal encontro e a conversa com o Pinga demorou até à noite, e achei-o muito bem, e a ele e mulher, que como te deves recordar era, e estava ainda muito bonita.

E olha que o casamento deles lá dorou todos estes anos.

Eu e o Pinga fomos grandes amigos de presença diária antes dele emigrar, e era um tipo com umas ideias todas pra frentex !!!, e pelo que vim a saber deixou-se dos BÈRINAITES em excesso e conseguiu uma vida razoável.

Jovem na foto o nosso comum amigo Gonçalves, e lá vai mais uma novidade....trabalhei com ele cerca de 30 anos na mesma firma, onde ele até hoje continua, sendo o director do dep. de importação.

Penso que o teu contacto foi através do Blog do BART 1914 ??!! e como é que foste lá cair. ????

Olha, já registei o teu endereço mail e agora vais levar com coisas giras, mas pró sério, nada de XXXXX !!

Espero que estejas bem com a família e até breve.

Renovo o pedido de desculpas pela resposta tardia...

Um abração

Zé Justo 

Sem comentários: