.

--

Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma! (Patoleia Mendes ).

-

"Ó gentes do meu Batalhão /

Agora é que eu percebi /

Esta amizade que sinto /

Foi de vós que a recebi…"

(José Justo)


.

.
.

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART
EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

Facebook

Para abrires o nosso FACEBOOK, clica aqui


______________________________________________________________

domingo, 4 de julho de 2010

Sporting Club de Portugal

Companheiros
Nem só de tropa vivem os antigos combatentes e não é nosso costume falar de futebol (a par da politica e da religião, são tabus...) mas não resisto a publicar este resumo da história do Sporting, que me foi enviada por uma grande amigo de Peniche, Francisco Germano Vieira.
Convém dizer que não é o meu club e por isso estou à vontade para o fazer.
Quem achar mal pode enviar também a história do seu club do coração.

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
- FACTOS INDESMENTÍVEIS -
* POR: Bernardes Dinis.

1. O SPORTING é o único Clube no Mundo que, neste momento, tem dois Museus oficiais, um em Lisboa, outro em Leiria. Em Portugal, actualmente, mais nenhum clube tem Museu e alguns nem sala de troféus têm.

2. O primeiro futebolista português a jogar numa selecção da Europa foi José Travassos (o saudoso «Zé da Europa») em 13 de Agosto de 1955, quando a selecção da Europa ganhou à Grã-Bretanha, por 4-1.

3. O SPORTING é, neste momento, o Clube da Europa com mais troféus no seu eclectismo. Tem 20.000 troféus, todos catalogados, arrumados e devidamente estruturados.

4. O jornal SPORTING, denominado, nos primeiros anos, «Boletim do Sporting» (primeiro número datado de 31 de Março de 1922) e que, na altura, saía quinzenalmente, é o jornal mais antigo de todos os clubes do Mundo.

5. O SPORTING é, actualmente, o único Clube do Mundo que se pode orgulhar de ter dois futebolistas formados no Clube e eleitos melhores do Mundo pela FIFA: Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

6. O SPORTING, o Real Madrid e o Barcelona são os clubes da Europa com mais participações nas Taças Europeias de futebol. Os «leões» apenas por uma vez falharam a presença nas competições internacionais.

7. O Barcelona tem, actualmente, 41 títulos europeus em todas as modalidades, o Real Madrid tem 23 e, o SPORTING, tem 22. O SPORTING tem 15 títulos em atletismo, 5 em hóquei em patins, 1 em futebol e 1 em andebol.

8. Em qualquer dos títulos europeus conquistados o SPORTING ainda hoje tem recordes vigentes. No atletismo, o SPORTING tem 3 feitos notáveis: é o único clube europeu que, até ao momento, ganhou a Taça dos Campeões Europeus de Pista e a Taça dos Campeões Europeus de Crosse. O SPORTING ganhou, por 2 vezes, 6 Taças dos Campeões de Crosse (Corta-Mato) consecutivas; é o Clube com mais títulos europeus na modalidade de atletismo: 14 de crosse e um de pista. No hóquei em patins, tem 2 feitos ainda vigentes: o SPORTING é, neste momento, o único clube na Europa que ganhou as 3 competições europeias: 1 Taça do Campeões Europeus, 3 Taças das Taças e 1 Taça CERS. O SPORTING possui ainda o recorde de goleadas nas taças europeias: 33-1 ao H. Gujan, de França, nos quartos-de-final da Taça CERS de 1983/84, que os «leões» haveriam de conquistar frente ao Voltregá. No futebol, o SPORTING tem ainda 2 recordes vigentes: a maior goleada de sempre nas competições europeias (16-1 ao Apoel); o recorde de golos num só jogo – 6 – de Mascarenhas, também no encontro da Taça das Taças de 1963/64, frente ao Apoel de Chipre.

9. O SPORTING é o Clube da Europa que tem mais atletas com títulos de Campeão Europeu, Campeão Mundial e medalhados em Jogos Olímpicos. A seguir ao Barcelona, o SPORTING é o Clube europeu com mais atletas olímpicos: 109 atletas.

10. A Academia SPORTING é a melhor Academia de futebol do Mundo, seguindo-se a Academia do Ol. de Lyon e a do Ajax de Amesterdão.
.

3 comentários:

José Justo disse...

Rapaziada
Vocês pelos cheirinhos já devem ter percebido que embora deteste bola, tenho um certo "pico" a Sporting, que herdei de meu pai, Sportinguista, mas dos ultra soft...Não me lembro de alguma vez o ter ouvido falar de futebol.
Este historial é curioso e até dá uma certa bába aos lagartões !!
É isto, que eu já sabendo em parte e que apreciando, me leva a dizer na "reinação" que politicamente; "sou dos Verdes"...Sporting !!
Afinal não se esqueçam que foi um atleta "dos Verdes" que fez hastear lá no pau maior, pela primeira vez, a bandeira e tocar o hino desta terra.
Já agora XXXcorações para toda a concorrência clubística....eu só quero o vosso bem...LOL
BRAÇÕES

Raul Pica Sinos disse...

Pois eu francamente não percebo a razão de tal historial. Se já temos dificuldades em publicar as fotos com a Passadeira dos famosos de Tite, é de todo conveniente que ninguem se lembre de fazer o mesmo com historial do Benfica.
30 Blogs não chegavam.
E fiquem a saber que o Benfica já tinha sido campeão não sei quantas vezes antes do Sporting existir.
Além disso numa só palavra apago toda essa peneirisse - Quem é que teve (tem) um Eusébio? Quem foi?
Não querem mas fiquem a saber que o SLB é o MAIOR, OUVIRAM

José Justo disse...

O Pica gostei de duas coisas:
Ver-te tão furibundo com um tema destes, e esta do Benfica ser campeão uma data de vezes antes do Sporting existir ??!!
Grande jogada de antecipação amigo...mas olha que os campeonatos só começaram em 1936 e o Sporting parece que apareceu em 1906...pelo menos assim me informou um amigo que segundo diz: "Gosta mais do Benfica que da família toda" ??!!
Ai estes Benfiquistas, são danadinhos...
Tem calma amigo, que isto da bola não merece amufinações, e há temas mais importantes que merecem a nossa exaltação.
A título de curiosidade, comparei fugazmente neste Mundial a importância que se dá ao futebol e aos jogadores, e o que eles retribuem, em trabalho, simpatia e gentilezas!!!!
Mais uma vez se comprova que nesta terra dar um beliscãozinho em temas como Bola, Politica e Religião, só dá é...pois é isso mesmo.
Um abraço dos grandes