.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

sábado, 8 de maio de 2010

Muito obrigado

Ao Hipólito e Cabito, o nosso muito obrigado pelo belo almoço que nos proporcionaram. Foi opinião geral que o ambiente estava formidável, a comida muito bem confeccionada, muita fartura, muita variedade, bom vinho, boa disposição, tudo irrepreensivel. E o Hotel que muitos receavam ser demasiado "fino" foi uma agradável surpresa. Quem já passou por isto sabe que para oferecer esta qualidade é necessário muito trabalho. Por isso ao Hipólito e esposa, ao Cabito e sua filha, o nosso muito obrigado. Aos que não puderam vir por estarem doentes ou por outras razões, a nossa mágoa por não os termos junto de nós neste dia, mas sabemos que foi por causas maiores e que tudo farão para voltar no próximo ano. Àqueles que soubemos estão doentes, com mais ou menos gravidade, os nossos votos para que recuperem depressa e se sentem à mesa connosco o mais breve possivel. Mas mesmo doentes, houve companheiros que não faltaram à chamada:
  • O nosso capelão Padre Luis Silva, que apesar do seu grave problema de garganta, de há muitos anos, quis estar presente, embora com sacrificio.
  • O Ramos, ex-furriel sapador, que apesar de gravemente doente duma vista, não deixou de comparecer e até nos entregou uma foto há muito prometida.
  • O Gentil que com o esforço visivel, não faltou à promessa e assim se apresentou em Penafiel com o seu filho, onde recebeu o carinho de todos nós.

Lembramos também aqui os que faleceram durante este ano e aqueles que perderam familiares muito queridos, como é o caso do nosso amigo Viana, que apesar da sua dor e em homenagem à sua Filha, não quis faltar. Esta Filha foi o braço direito do Viana na organização do almoço anual que se realizou em Pedras Rubras. Recebemos imensas fotos que vamos tentar ir publicando nos próximos tempos, já que são imensas e demora o seu tempo. Mas prometemos publicá-las todas e enviá-las depois pelo correio aos respectivos donos. Resta dizer que para o ano o organizador vai ser o nosso amigo Camêlo em Macedo de Cavaleiros. Com a ajuda da sua esposa já se sabe. EStão cheios de boa vontade e com excelentes ideias. Para eles desejamos também que tudo corra bem e que vão arregaçando as mangas porque trabalho não lhes vai faltar. A todos, os organizadores deste ano e do próximo, o nosso muito obrigado pela disponibilidade e que tenham a certeza de que o seu esforço é sempre muito apreciado por todos nós. O nosso capitão mostrou o desejo de ver inscritos na parte lateral do nosso blog, todos os 21 almoços já efectuados, bem como os organizadores e locais dos mesmos. Em troca prometeu enviar-nos a tal mensagem a todo o pessoal, prometida desde o inicio do blog. Vamos tentar lembrar-nos, com a ajuda de todos e a seguir publicá-los. Tenham um bom ano, com saúde para vós e familias Abraços. .

Sem comentários: