.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

terça-feira, 6 de abril de 2010

O Silva vai estar presente no almoço em Penafiel

O hipólito recebeu a seguinte mensagem do Silva, que está em França: "Bischwiller 6/4/10, nove e meia da manhâ Amigo HIpolito
Cà recebi a tua convocatória para o 21° convivio do bart 1914 e aqui estou a responder afirmativo. Sim é com grande prazer que estarei com os nossos queridos colegas e amigos de hà pelo menos 43 anos. Espero o 8 de Maio com ansiedade. Agora no que diz respeito ao pagamento diz-me por favor se posso pagar no dia do convivio? Serei eu e minha esposa, caso te cause transtorno na tua organização diz-me pois resolverei o caso doutra maneira. E para terminar quero agradeçer-vos o vosso trabalho para o bom desenrolar do nosso convivio que nos vai proporcionar certamente momentos inesqueciveis Amigo Hipolito agora um grande abraço a ti e muitos cumprimentos a todos que te rodeiam. PS diz-me qualquer coisa para o pagamento obrigado.
Silva"
________________________________ Silva Podes vir à vontade que o teu lugar e da tua esposa estão marcados. Pagas no fim, se gostares do almoço e do convivio... Vai ser uma alegria rever-te ao fim de tantos anos. Boa viagem companheiro. _________________________________ Amigos A propósito do Silva, vamos transcrever aqui a primeira mensagem recebida do Silva, após ter sido encontrado pelo Hipólito, em Julho de 2009: “Pica Sinos 2009/7/1 Amigo Pica desculpa de te tomar um pouco do teu tempo, mas sabes eu sempre ouvi dizer que quando chegamos a velhos tornamos a ser meninos. Agora que o meu neto parece estar operacional aproveito contactar os amigos de longa data. Então como é que vai a saúde? Se as aparências não enganam estás porreirinho segundo as fotografias do almoço convívio. Eu pessoalmente sinto-me em forma, embora esteja a atravessar um momento difícil na vida devido ao estado de saúde da minha mãe que se deteriorou hà três semanas. Está em coma depois desta data, embora nós esperássemos este momento critico mas na realidade nunca estamos preparados. O Costa enviou-me as fotos da rapaziada presentes no almoço e foi com uma certa emoção que as vi tendo a dizer que sinceramente se encontrasse a rapaziada inesperadamente a maioria não os conheceria. Não posso fazer projectos mas seria um prazer estar junto a vocês todos na próxima vez se não for antes. Pica para leres estas linhas levas um minuto, o que não foi o caso para mim a escreve-las. Olha se quiseres saber o tempo que passei a fazê-lo conta as letras e multiplica por cinco minutos cada uma. Amigo Pica recebe um grande abraço do teu amigo Silva e cumprimentos para os teus familiares Silva”

Sem comentários: