.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Perigo de cheias em Torres Vedras e noutros locais

O vice-presidente da Câmara de Torres Vedras alertou, esta terça-feira dia 29, para o risco de cheias no concelho. Os rios Sizandro e Alcabrichel estão nos limites. Carlos Bernardes antecipou, em declarações à TSF, a possibilidade de surgirem situações mais complicadas.

Passado o temporal da última semana, o concelho de Torres Vedras enfrenta agora o risco de cheias. Os rios Sizandro e Alcabrichel estão nos limites e Carlos Bernardes, vice-presidente da Câmara e responsável pela protecção civil, alerta as pessoas para que se mantenham atentas já que, se continuar a chover, a situação pode complicar-se.

«O aviso que fazemos é que as pessoas estejam alertas nas suas casas porque neste momento estamos já num cenário de cheias no território de Torres Vedras na medida em que os rios vão nos seus limites. Se continuar a chover podemos ter situações mais complicadas e apelamos às nossas populações que estejam atentas a esta situação», sublinhou.

Carlos Bernardes lembrou também que a estrada nacional 9, na entrada para Torres Vedras, está interdita devido às más condições atmosféricas

---------------

do Jornal "i":

Há várias zonas do país em risco de cheia. Já hoje, o distrito de Santarém activou o Plano de Especial de Emergência para Cheias no Tejo, perante o risco de inundações da região, que está em em alerta azul. Em Torres Vedras a câmara está a alertar para o risco de cheias e, na Foz do Douro, o Centro de Previsão de Cheias garante que o leito do rio está acima da média.

A activação do plano de emergência em santarém deve-se ao aumento do caudal do rio por causa da chuva, que obrigou à realização de descargas das barragens da bacia hidrográfica do rio.

De acordo com informação do Governo Civil de Santarém, está prevista a continuação de chuva nos próximos dias pelo que, nas próximas horas, pode ocorrer um aumento de caudal do Tejo e dos seus afluentes.

Ao início da tarde, a estrada nacional 365 poderá ser submersa na zona da Ponte do Alviela, no concelho de Santarém.

Durante a manhã de hoje, registam-se também alguns lençóis de água que apresentam perigo para a circulação, nomeadamente na estrada entre Benfica do Ribatejo, em Almeirim, e Salvaterra de Magos, e também na estrada entre Chamusca e Vale de Cavalos, informou fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Santarém (CDOS).

A Protecção Civil recomenda à população que retire animais, objectos agrícolas e outros bens das zonas normalmente inundáveis e que se mantenha informada sobre o evoluir da situação.

Em Torres Vedras, depois do vento, o concelho de Torres Vedras pode enfrentar o poder destruidor das cheias. Em declarações à TSF, Carlos Bernardes, vice-presidente da Câmara e responsável pela protecção civil, explicou que os rios Sizandro e Alcabrichel estão nos limites e aconselhou as pessoas a manterem-se atentas.

Entretanto, mais a norte, o leito do rio Douro está "acima da média mas não há, até agora, risco de cheia", afirmou hoje à Lusa fonte do Centro de Previsão de Cheias (CPC).

Segundo referiu o CPC, a maré encontra-se a subir, estando a ser reduzido o caudal das barragens, mas a ?situação está estável?.

Sem comentários: