.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Uma mensagem do Silva

Companheiros: Do nosso amigo Silva, que se encontra em França, recebemos a seguinte mensagem: "Assunto: Não julguem que vos esqueci. Caros amigos: Em primeiro quero-vos desejar uma optima saude assim como para vossos familiares e segundo pedir-vos desculpa do meu silencio. Quero tambem agradeçer-vos as manifestações de amizade e de reconforto que me enviaram pela perda da minha mãe. A vida por vezes não é nada facil e neste momento estou em situação de o confirmar. Não bastou o que aconteceu à minha mãe, mas 3 dias depois do funeral foi o meu pai que teve um ataque cerebral que por momento tem como consequência a perda da fala, do andar e não nos reconhece. Infelizmente nas nossas idades são poucos que não conhecem estas situações enfim temos que continuar positivos. Agora quero felicitar o nosso amigo Mestre pela sua decisão na compra do seu portátil, mas também pelo acolhimento que ele e sua familia reservaram à equipa de formação que se deslocaram ao monte. Òh mestre dá um beijinho à menina... Amigos grandes amigos recebam todos um GRANNNNNNNNNNNNNNNNNNNDE abraço do vosso amigo Silva Durmam bem SILVA"

1 comentário:

alcinda leal disse...

Bom dia Leandro
Pois é eu estou de férias na Graciosa mas o Verão também foi de férias! Mesmo agora, dez e tal daí, está a chuviscar. Deve abrir lá para o meio dia, na hipótese mais optimista,e depois já é má hora para praia.
Este fim de semana decorrem as festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, vejamos se o tempo é favorável. De facto vêm cá a Mariza, Mafalda Veiga, António Pinto Basto e talvez os Deolinda.
Tudo isto ao ar livre... vamos ver se S.Pedro é amigo dos Graciosenses e visitantes... alguns ilustres como o Louçã, o ministro da Agricultura, o Presidente do Governo Regional...
Não podemos esquecer que é ano de eleições...
Salva-se o Louçã que tem cá casa, é meu vizinho, aqui na Lagoa.
Desejo-vos a todos um bom Verão!
Abraços
Alcinda