.

--

Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma! (Patoleia Mendes, furriel milº Angola ).

-

"Ó gentes do meu Batalhão /

Agora é que eu percebi /

Esta amizade que sinto /

Foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

"NINGUÉM DESCE VIVO DUMA CRUZ!..."

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra colonial


.

.
.

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART
EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

Facebook

Para abrires o nosso FACEBOOK, clica aqui


______________________________________________________________

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Procurando amigos de seu pai...

Meus amigos Transcrevo a seguir vários emails trocados entre o José Costa e um jovem que procura quem tenha convivido com o seu pai, ANTÓNIO ANDRADE JUNIOR, nesta foto, que esteve na Guiné, fazendo parte da CART 1692. Pode ser que alguém o tenha conhecido. Vamos procurar, amigos. Abraços Leandro Guedes ---------------------------------------------- Caro José Costa, O meu pai foi combatente na Guiné (Cacine/Cameconde), aproximadamente entre 03/1967 e 03/1969. Infelizmente, o mesmo faleceu, vitima de acidente de viação em 1979 (tinha eu 8 anos) e a minha mãe também faleceu em 1983 (eu com 12 anos) igualmente de acidente automóvel. Desta forma, não tenho quem me dê informações ou referências e ando em busca das origens. O seu nome era António Andrade Junior e era natural de Estremoz, nascido em 1945. Por consulta ao blogue de Luis Graça, fiz um pedido de ajuda para recuperar passado/raízes e saber mais da sua história militar. Desse pedido recebi já vários e-mails de resposta de -n- camaradas que procuram ajudar, deixando-me deveras sensibilizado por tamanha amizade e espirito de camaradagem. Num dos e-mails, de José Martins que inclusive me telefonou, deu-me indicações muito seguras que relacionam a Comp Art 1692 e o Batalhão de Art 1914 e, foi-me referido o seu contacto por ter pertencido à CCS (está mais informação no Blog http://bart1914.blogspot.com/ ). Será que tem alguma informação adicional? Busco essencialmente os camaradas que serviram junto, fotos, filmes, dados históricos e até eventualmente saber se a Comp onde o meu pai pertenceu tem confraternizações. Tenho comigo algumas fotos que poderia partilhar também. Um grande bem Haja. gonçalo andrade Nota: Num dos vários e-mails de resposta que já tive consta um António José Costa mas com endereço e-mail distinto. Se se tratar da mesma pessoa peço desculpa.
----------------------------------------------
Caros Amigos, Independentemente do sucesso desta minha demanda, quer na identificação da companhia quer no encontrar camaradas do meu pai, quero apenas agradecer a todos, com todo o coração, tamanho interesse, disponibilidade, amizade e espírito. É particularmente especial este momento, no dia de hoje, que representa o 25º aniversário em que perdi a mãe. Continuo a tentar reunir toda a informação e documentação que possa ajudar e, com os novos dados, voltarei a ver todas as fotografias. Sei que o meu pai pertenceu à Liga dos Combatentes sócio 66889. Não sei se existe algum arquivo oficial onde conste o nome dos combatentes. Um Grande Bem Haja a Todos Vós!!!!! Gonçalo Andrade 91 806 19 71
nota - deve procurar na liga dos combatentes em Lisboa. ----------------------------------------------- De: José Marcelino Martins - PORTNOR Enviada: ter 28-10-2008 9:37 Para: José CostaAssunto: CART 1692 Bom dia Aqui vai o que consegui encontar Localizei a unidade - Um blogue http://bart1914.blogspot.com/ Um contacto - José Costa Espero que o Gonçalo realize o seu desejo: Encontrar amigos do seu pai ANTÓNIO ANDRADE JUNIOR e conseguir encontrar uma ligação com o passado.
Um abraço José Martins
Companhia de Artilharia nº 1692 Pertenceu ao Batalhão de Artilharia 1914 Emblema do Batalhão Guião do Batalhão Foi mobilizado na Regimento de Artilharia Ligeira nº 1 – Lisboa Da unidade faziam parte as seguintes companhias: Companhia de Comando e Serviços Companhia de Artilharia nº 1690 Companhia de Artilharia nº 1691 Companhia de Artilharia nº 1692 Partida: Embarque em 08 de Abril de 1965 / Desembarque em 13 de Abril de 1965 Regresso: Embarque em 03 Março de 1969 Comandante da Companhia: Capitão de Artilharia José João de Sousa Veiga Fonseca Divisa: Sem temor A Companhia de Artilharia nº 1692 assumiu, em 16 de Abril de 1967, a responsabilidade do subsector de Sangonhá, com um pelotão destacado em Cacoca, ficando integrada no dispositivo e manobra do Batalhão de Artilharia nº 1896 e de pois do Batalhão de Caçadores nº 2834. Em 1 de Agosto de 1967, foi rendida por troca com a Companhia de Caçadores nº 1620, assumindo a responsabilidade do subsector de Cameconde, com dois pelotões destacados em Cacine, no mesmo sector. Em 28 de Dezembro de 1968, foi rendida em Cacine e Cameconde pela Companhia de Caçadores nº Companhia de Caçadores nº Companhia de Caçadores nº Companhia de Caçadores nº 2445 e foi transferida para Bissau, a fim de reforçar o dispositivo do Batalhão de Caçadores nº Batalhão de Caçadores nº Batalhão de Caçadores nº Batalhão de Caçadores nº 1911, com vista a cooperar na segurança e protecção das instalações e das populações da área, permanecendo nesta situação até ao seu embarque de regresso. História da Unidade – Caixa nº 81 – 2ª Divisão – 4ª Secção do Arquivo Histórico Militar Nota: Em Cameconde era reforçada por elementos da Companhia de Milícia nº 21. O BARTT 1914 tem blogue – bart1914.blogspot.com Possível contacto: José Costa - jpcovr@sapo.pt – Pertenceu à CCS
--------------------------------------------- http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2008/10/guin-6374-p3360-em-busca-de-47.html Bom dia amigos!!! Vejam se entre os nossos companheiros alguém se lembra deste nosso excompanheiro, entretanto falecido.Ao que parece, pertenceu a uma companhia do nosso Batalhão – a CART 1692..Seu filho anda à procura de saber de alguém que tenha compartilhado com ele.Um abraço Costa .

Sem comentários: