.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Nasceu mais um vedeta televisiva !! O sr. José Costa deu um show, que embora curtinho foi de alta qualidade!! Estiveste mesmo à altura companheiro. E com a coragem de dizer umas verdades bem reais: ...que vão para lá seis meses...não disparam um tiro...e ganham balurdios !! É assim mesmo. Até tem direito a reportagens na televisão, como se fossem para o "horror das trincheiras"!!. Lógicamente os tempos são outros, felizmente para todos, mas é abismal o contraste, e dói saber como são tratados muitos camaradas de armas que levam vidas abaixo de cão devido ao ferrete que os marcou para o resto das suas tristes e sofridas vidas. E de certeza que estes militares em missão, não se alimentam como nós em Tite, durante dois anos !! Internecedor, ver-vos aos dois! e o relato do vosso reencontro pós 40 anos...imagino a sensação. A velha malinha com as cartas, não lembra a ninguém passados tantos anos ?! Pela tua prestação, manda o Governo da República que sejas promovido a General por mérito. Amigo, os meus parabéns, e como disse a Catarina: "vão falando os dois"... Um grande abraço Zé Justo

4 comentários:

Costa disse...

Oh Justo!!
É demais... um texto mesmo á tua maneira!!
Expectacular montagem!! Então aquela da Catarina...
Um forte abraço
Costa

José Justo disse...

Costa amigo
Pra ti tudo...estavas a picar-me com a excelente montagem da tua amiga Brasileira...agora toma lá a foto, e o que é mais importante...a promoção a General.
Gostei de te ver, e á tua madrinha de guerra.
Um abração

Pica Sinos disse...

Éh Rapazes
Vocês estão na maior a dar-lhes
Força Bart

leandro guedes disse...

Pensava tudo menos que um dia o Costa fosse promovido a general e vagueasse pela net, por esse mundo fora, ao lado da Catarina.
Deste-lhe os dois beijinhos ???
Abraços para todos.
Leandro Guedes