.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra colonial.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra colonial

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Mortos na Guerra Colonial, em Torres Vedras


.

.
.

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

RECONHECIMENTO

ESTES SÃO OS EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART. FALTAM AQUI OS EMBLEMAS DAS UNIDADES DA ARMADA E DA FORÇA AÉREA QUE TANTAS VEZES FORAM AO ENXUDÉ, A TITE, A NOVA SINTRA E OUTROS AQUARTELAMENTOS, PARA ENTREGA E LEVANTAMENTO DE CORREIO, REABASTECIMENTOS DE GÉNEROS E MATERIAL BÉLICO E OUTRO DIVERSO, OU PARA EVACUAÇÃO DE MORTOS E FERIDOS E TAMBÉM PARA FLAGELAÇÃO DO IN. E AINDA VÁRIAS UNIDADES DE INTERVENÇÃO RÁPIDA TAIS COMO PARAQUEDISTAS, FUZILEIROS, COMANDOS E OUTRAS COMPANHIAS, PELOTÕES OU SECÇÕES, PARA AJUDA EM MOMENTOS MAIS DIFICEIS.

Facebook

Para abrires o nosso FACEBOOK, clica aqui


______________________________________________________________

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Nasceu mais um vedeta televisiva !! O sr. José Costa deu um show, que embora curtinho foi de alta qualidade!! Estiveste mesmo à altura companheiro. E com a coragem de dizer umas verdades bem reais: ...que vão para lá seis meses...não disparam um tiro...e ganham balurdios !! É assim mesmo. Até tem direito a reportagens na televisão, como se fossem para o "horror das trincheiras"!!. Lógicamente os tempos são outros, felizmente para todos, mas é abismal o contraste, e dói saber como são tratados muitos camaradas de armas que levam vidas abaixo de cão devido ao ferrete que os marcou para o resto das suas tristes e sofridas vidas. E de certeza que estes militares em missão, não se alimentam como nós em Tite, durante dois anos !! Internecedor, ver-vos aos dois! e o relato do vosso reencontro pós 40 anos...imagino a sensação. A velha malinha com as cartas, não lembra a ninguém passados tantos anos ?! Pela tua prestação, manda o Governo da República que sejas promovido a General por mérito. Amigo, os meus parabéns, e como disse a Catarina: "vão falando os dois"... Um grande abraço Zé Justo

4 comentários:

José Costa disse...

Oh Justo!!
É demais... um texto mesmo á tua maneira!!
Expectacular montagem!! Então aquela da Catarina...
Um forte abraço
Costa

disse...

Costa amigo
Pra ti tudo...estavas a picar-me com a excelente montagem da tua amiga Brasileira...agora toma lá a foto, e o que é mais importante...a promoção a General.
Gostei de te ver, e á tua madrinha de guerra.
Um abração

Raul Pica Sinos disse...

Éh Rapazes
Vocês estão na maior a dar-lhes
Força Bart

Leandro Guedes disse...

Pensava tudo menos que um dia o Costa fosse promovido a general e vagueasse pela net, por esse mundo fora, ao lado da Catarina.
Deste-lhe os dois beijinhos ???
Abraços para todos.
Leandro Guedes