.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

O descanso dos guerreiros...

Pôr do sol em Santa Cruz

Bom dia amigos Queria apenas dizer-vos que até ao fim do mês de Agosto, a minha participação no blog vai ser muito fraquinha. Durante este periodo terei apenas acesso a um Cybercafé onde irei sempre que possa. Espero no entanto que vão comentando e dando ideias. Não se esqueçam que continuo à espera das fotos de cada um. Já pedi ao Pica e ao Justo que vão fazendo a gestão do blog. Fica bem entregue como sabem. Não vamos deixar morrer isto, seria uma vergonha! Um abraço a todos, boas férias. Leandro Guedes

------

Zé Justo

O Guedes quer desistir de ser o continuador do Blog do Bart. Diz que não tem tempo nem meios (?)Quer encarregar-me de ser o seu seguidor. Não me parece justo.E por mais eu não posso aceitar essa tarefa, uma coisa é escrever uns textos, outra coisa é ser responsável por uma coisa que o amigo com tanto carinho criou.Já lhe disse em tempos que não aceitava que convidasse o Justo e porque não o Costa. E ainda outros: O Claro, O Cavaleiro, etc.Eu não posso aceitar essa responsabilidade ou melhor não devo.Sou da opinião que ele vá fazendo as coisas na medida das suas possibilidades.O que é que pensas disto?

Pica Sinos ------ É pá, que grande bolada !!Eu já temia que isto acontecesse ! è um trabalho que necessita de muito tempo.Eu sempre pensei que serias o continuador do Guedes, és o que tem maisfacilidade nos textos e que mais te tens dedicado a seguir a ele.Eu gostaria, mas o tempo não me sobra. Ajudo muito a minha filha nos trabalhospara apoio ás aulas, e nos bocaditos lá vou fazendo umas recolhas e depoismeto tudo no Blog de rajada.Não creio que o Cavaleiro pegue nisto, nunca o achei muito motivado.Se na realidade não poderes, o Costa se tivesse disponilidade era o homemideal.Olha não sei o que pensar, volto a dizer que tenho pena que o Guedes desista.Agora uma pequena nota, de tanto pessoal que foi ao almoço e tantos contactoshavidos, quase ninguém deu um arsinho da sua graça, e deve ter sido isso quetem desmotivado o Guedes.Eu admito que me tenho desleixado, mas é compreensivel que o Blog me tenhaocupado, é o intusiasmo da novidade, e depois os teus textos mais quealegravam o trabalho do Guedes.Vai fazendo pesquisa, e pf vai-me dando novidades.Um grande abraço Zé Justo ------ nota - Zé e Pica eu não digo que desisto, nem pensar. Apenas vou estar menos interveniente durante uns tempos. Pode ser que a malta se chegue. Além de que percebo que o blog precisa de sangue novo, é sempre a mesma lenga lenga... Um abraço. Leandro Guedes

1 comentário:

alcinda leal disse...

Boas Férias para si, para a Ana e para os filhos, netos... e toda a família. Também eu brevemente ficarei de férias da Internet pois no meu local de férias não estou ligada...
resta-me a Biblioteca Municipal da única vila daquela ilha...
Cumprimentos a todos os bloguistas desse cantinho!