.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

6.000 visitas ao blog... pelo Pica Sinos

Olá Amigos O Pica Sinos com a sua habilidade na escrita deu a volta ao texto e faz a seguir um menu de coisas a servir... mas só acredita quem quiser naquilo que a mim diz respeito e que ele generosamente transforma em prosa... Nesta sua resenha ele lembra que nos visitam pessoas dos quatro cantos do mundo e a nossa esperança é que algumas dessas pessoas, sejam pessoas que ou passaram pelo nosso batalhão e que estejam emigrados, ou por Tite, ou pela Guiné. Um abraço para ele e para todos aqueles que, mesmo não querendo não podendo ou não sabendo colaborar, pelos menos vêm visitar "a nossa casa". Para todos um bem hajam... ------------------ 6.000 VISITAS ESPALHADAS POR 4 CONTINENTES (EUROPA, AFRICA, ASIA E AMÉRICA) SEJAM BEM VINDOS Num ambiente hostil, mas propulsor de amizades para o resto que a vida nos permitir, quando tinha um pouco mais de vinte anos, lá para os lados da Africa Ocidental, mais propriamente no hemisfério norte, entre os paralelos 10° 59' e 12° 20' de latitude norte e entre os meridianos 13° 40' e 16° 43' de longitude ocidental, conheci um jovem, entre muitos, que dá pelo nome de Leandro Guedes. Não trabalhei directamente com ele, embora do mesmo lado da barricada tínhamos responsabilidades diferentes, mas tanto lá, como cá, este grande amigo, natural do Porto, residente em Torres Vedras, e hoje como muitos de nós, vaidoso por já ser avô, sempre se preocupou com a rapaziada, não só com a que comandava, todos somos testemunhas do bom comportamento deste ex-Furriel Miliciano. Desde a sua (nossa) desmobilização há cerca de 40 anos, tem procurado, com outros, juntar a rapaziada anualmente, em almoços convívios, procurando interessar-se (como todos) das vidas dos homens e suas famílias, companheiros que “comeram o pão que o diabo amassou”, numa terra de beleza inesquecível mas que, durante dois anos, na flor da nossa juventude confrontados com uma das mais vis atrocidades que os homens constroem – a guerra –. Creio que o “rapaz” pensou e bem que, para além dos respectivos almoços convívio e de outros encontros mais restritos com intuitos de solidariedade, criar algo que nos permitisse no dia a dia relembrar episódios bons e menos bons para perante passagens ora escritas daqui se tirem elações que por bem se entenderem. E o que é que o Leando Guedes se lembrou de criar, em Janeiro de 2008, para justificar o ora dito….o Blog do bart1914.blogspot.com, que já contou, neste curto espaço de tempo de sete meses, com 6.000 visitas, por gente espalhada por 4 continentes a saber: Europa, Africa, Ásia e América, num total de 19 países. È Obra e creio que não vai parar assim todos nós o construamos. Parabéns Guedes

3 comentários:

José Justo disse...

"SE NÃO MAIS QUE O SERÃO, GRANDES HOMES O SÃO"

É com muito apreço, amizade e gratidão que quero dar dois grandes louvores:

Primeiro, ao amigo Leandro Guedes por tudo o que podemos apreciar do seu laborioso trabalho no Blog.
Posso avaliar o trabalho e tempo que são necessários para levar a cabo tal tarefa.

Segundo, a outro amigo o Pica Sinos.
Tem contribuido em muito para os conteúdos do nosso Blog.
A facilidade com que dedilha na pena e transcreve sensações e vivências, é de elevar.

Para eles principalmente o meu apreço e admiração.

Aos outros ex-companheiros e amigos quero também dar um abraço e as boas vindas a este convivio escrito.

Mais de 6000 visitas e por todo o mundo, num tão curto espaço de tempo, denota o interesse do material didáctico, e renova o apreço a ter para os seus obreiros.

Bem Hajam amigos e que as férias que desfrutam vos retemperem para as novas lides Outounais.

Um grande abraço

José Justo disse...

Ó Raulão...parto-me todo com esta tua foto...que arsinho tão Angélico...disfarças bem meu maganão, quem não teconheça...!!
Um abraço Zé

José Justo disse...

Guedes...e já vai em 6301 visitas...é o record dos Blog's nacionais !!
Parabéns