.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra colonial.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra colonial

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Mortos na Guerra Colonial, em Torres Vedras


.

.
.

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART

RECONHECIMENTO

ESTES SÃO OS EMBLEMAS DAS UNIDADES OPERACIONAIS ESTACIONADAS EM TITE E AINDA DAS COMPªS DO INICIO DO BART. FALTAM AQUI OS EMBLEMAS DAS UNIDADES DA ARMADA E DA FORÇA AÉREA QUE TANTAS VEZES FORAM AO ENXUDÉ, A TITE, A NOVA SINTRA E OUTROS AQUARTELAMENTOS, PARA ENTREGA E LEVANTAMENTO DE CORREIO, REABASTECIMENTOS DE GÉNEROS E MATERIAL BÉLICO E OUTRO DIVERSO, OU PARA EVACUAÇÃO DE MORTOS E FERIDOS E TAMBÉM PARA FLAGELAÇÃO DO IN. E AINDA VÁRIAS UNIDADES DE INTERVENÇÃO RÁPIDA TAIS COMO PARAQUEDISTAS, FUZILEIROS, COMANDOS E OUTRAS COMPANHIAS, PELOTÕES OU SECÇÕES, PARA AJUDA EM MOMENTOS MAIS DIFICEIS.

Facebook

Para abrires o nosso FACEBOOK, clica aqui


______________________________________________________________

quarta-feira, 25 de junho de 2008

As Missionárias em Tite... pelo Pica Sinos


TITE, GUINÉ BISSAU , 26 de dezembro de 2006
PARA A OBRA DOS CENÁCULOS MISSIONÁRIOS
Caros Amigos,
Recebi com surpresa e alegria a contribuição que me enviaram pelo Natal.Realmente um grande e valioso presente! Que o Senhor cumule com suas bênçãos todos aqueles que colaboraram para esta iniciativa. Que o Ano 2007 seja de PAZ e BEM para todos.Como Clarissa Franciscana Missionária do Santíssimo Sacramento, faço parte, com uma outra Irmã, da “Comunidade Nossa senhora da África”, aqui em Tite, Sul da Guiné Bissau. Para se ter acesso à Capital, Bissau, são 7 horas de carro em péssimas estradas ou se pode atravessar um ” braço do mar ” por canoa, o que nem sempre è aprazível, devido à insegurança que se tem pela fragilidade do transporte. Tite não è uma cidade, mas um centro de várias Tabancas espalhadas na região. O povo daqui, de maioria da etnia “Balanta”, è um dos mais pobres da Guiné. Trabalhamos na pastoral da Mulher, com alfabetização integrada: Iniciação à escrita; noções de saúde e higiene; sexualidade; iniciação à costura e outros trabalhos manuais.Preparamos grupos de mulheres voluntárias que nos ajudam nessas tarefas. Enquanto isto, trabalhamos na Evangelização – numa fase de Primeiro anúncio. Em 2005 iniciamos uma Pré - escola para atender às crianças carentes.
Tudo isto para dizer-lhes que è bom estar aqui doando a nossa vida para o bem desse nosso povo – por causa de JESUS CRISTO – e sentir também outros de nossa terra estão pensando em nós, missionárias (os), dá na gente um novo vigor, além desta emoção que sinto agora com lágrimas nos olhos e coração agradecido.
Deus lhes pague!
Com afeto e gratidão
Irmã Mónica Fernandes
Comunidade N. Senhora da Africa
Caixa Postal 216 Bissau
Guiné Bissau

Sem comentários: