.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Luis Filipe. Mais um companheiro que faleceu.




Luis Filipe ao centro, de branco. Descansa em Paz, Amigo!
O site do blog do Luis Filipe é: http://www.mestrefilipe.blogspot.com/









O José da Costa, na sua incansavel procura, trouxe-nos esta triste noticia.

Amigos e companheiros ajudem-me!

Na minha ânsia de procurar os nossos colegas de transmissões, eis que deparei com este Blog onde me parece que a pessoa em questão era o nosso compaheiro radiomontador LUIS FILIPE, que nos seus tempos livres, dava escola aos putos e os punha a marchar como na Mocidade Portuguesa. Eu penso ser ele, porque hà uns 5 anos atrás eu reconheci-o a dar uma entrevista na RTP e tomei conhecimento que ele estava a trabalhar em marionetes em Lisboa. Confirmem aí junto da família.
Vos envio esta foto onde ele está vestido de branco, eu estou no meio e o Victor Hugo atrás, que é feito deste?

Sexta-feira, 25 de Abril de 2008

O Adeus a Luís Filipe Baptista
Caros amigos e colegas,

O Grupo Mestre Filipe e As Suas Marionetas, perdeu no dia 23 de Abril o seu Mentor e Fundador.Mestre Filipe morreu, deixando para trás um belo e enorme Tesouro… O da Educação Cívica, o da União Humana, o da sua Passagem de Testemunho.Para nós, Carla e Filipa, a grande tarefa de manter as suas Marionetas vivas.Tinha a grande vontade que a União dos Marionetistas fosse grande, construtiva e saudável… A sua grande paixão eram as Marionetas e as Crianças… continuaremos a trabalhar nessa linha… por um Mundo Melhor.Grande parte de vocês, participaram na sua vida pessoal e profissional, mesmo quando ficou doente e pediu ajuda a todos, para poder adquirir carro e uma cadeira eléctrica… ele conseguiu isso. Dessa forma, continuou com grande força e motivação o seu trabalho a que ele chamou Brin’Cadeira.A todos o nosso Obrigada.

Publicada por Mestre Filipe e as suas Marionetas em 14:00 1 comentários
Etiquetas:
------
do Zé Justo:
Amigo Costa
Mais uma cacetada !!Fiquei muito triste com esta noticia.Eu tinha muitas conversas com o Luis sobre a já paixão dele pelos bonecos,teatro, e tinha muita habilidade manual.Já o tinha visto algumas vezes na TV em programas sobre o seu trabalho com ascrianças, mas não sabia da sua imnvalidez...que tristeza, ele não merecia,sempre me pareceu um tipo muito porreiro, não gostava de confusões e erabastante educado.Enfim, acabaram os seus tormentos. Muitas crianças o recordarão.Um grande abraço e obrigado pela noticia.
Justo
------
Do Raul Pica Sinos...
O Luis Filipe em Tite era um moço cinco estrelas. Vivia e trabalhava no mesmo pavilhão em que eu vivia e também trabalhava - o de transmissões - seu quarto que era partilhado com o Madureira fazia paredes meias com o meu que era o mesmo do Justo. Ajudou-nos a construir o abrigo por cima destas divisões onde dormiamos. Por vezes dava uma vista de olhos ao seu trabalho de concertar os rádios quer fixos quer portateis. O furriel, que já não me lembro do nome, não gostava muito, mas ele sempre simpático dizia: Deixa lá na próxima oportunidade e que ele não esteja e chamo-te. Lembro-me de um ataque que lhe destruiu a sala/oficina das reparações, estava comigo abrigado no quarto mais o Cavaleiro, Justo e o Madureira.Porra dizia ele, trabalho não me falta, ao ver a oficina semi-destruida.Encontrei-o várias vezes na Rua Augusta com a filha numa demonstração dos "bonecos" que construia e manipulava para miudos e graudos. Era um artista. Mestre como lhe chamavam.Ainda há dias falamos dele no encontro que tive com o Palma e o Zé Manel.
Descansa em Paz Camarada!
Pica Sinos

2 comentários:

Pica Sinos disse...

O Luis Filipe em Tite era um moço cinco estrelas. Vivia e trabalhava no mesmo pavilhão em que eu vivia e também trabalhava - o de transmissões - seu quarto que era partilhado com o Madureira fazia paredes meias com o meu que era o mesmo do Justo. Ajudou-nos a construir o abrigo por cima destas divisões onde dormiamos. Por vezes dava uma vista de olhos ao seu trabalho de concertar os rádios quer fixos quer portateis. O furriel, que já não me lembro do nome, não gostava muito, mas ele sempre simpático dizia: Deixa lá na próxima oportunidade e que ele não esteja e chamo-te.
Lembro-me de um ataque que lhe destruiu a sala/oficina das reparações, estava comigo abrigado no quarto mais o Cavaleiro, Justo e o Madureira.Porra dizia ele trabalho não me falta a ver a oficina semi-destruida.
Encontrei-o várias vezes na Rua Augusta com a filha numa demonstração dos "bonecos" que construia e manipulava para miudos e graudos. Era um artista. Mestre como lhe chamavam.
Ainda há dias falamos dele no encontro que tive com o Palma e o Zé Manel.
Descansa em Paz Camarada

José Justo disse...

A memória do Pica Sinos abisma !!
A série de pormenores que aqui lembra, e que na realidade agora me vieram de novo á memória.
Era o Luis na realidade excelente individuo, não fosse ELE um espírito artístico na sua isência.
Deduzi pelo seu Blog, que as duas moças que se veem nalgumas fotos, serão suas filhas e irão continuar o seu magnifico trabalho.
Que assim seja, ele irá ficar feliz.