.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Pica Sinos - galeria de fotos



Respondendo à sugestão do Guedes nomeadamente "a evolução da vida em termos estéticos"tenho-vos a dizer que a minha primeira fotografia foi tirada na cozinha em minha casa , logo após o meu nascimento no ano de 1945, pesando à data cerca de quatro quilos,descontado naturalmente o involucro.A minha segunda fotografia já tirada em Tite, com 22 anos de idade, num bidão em frente ao Centro de Cripto,numa altura, tendo em conta a feijoada ingerida, que não deu tempo para chegar às latrinas que estavam situadas ao fundo do aquartelamento.A careta que apresento não resulta por qualquer força de ocasião, mas pelo simples facto de eu estar "fulo",danado, marafado, não era para menos, pois pedi "por favor" papel higiénico,optando o fotografo, na ocasião foi o Justo,por me tirar a fotografia mandando cá o rapaz às ortigas, não atendendo as minhas solicitações para a higiene anal. A terceira fotografia, tirada "um pouco" mais tarde do regresso de Tite,nota-se perfeitamente que sou eu! .......Belo como sempre.

Raul Pica Sinos
************

Sem comentários: