.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Faz hoje 41 anos...


Meus amigos

Foi no longinquo dia 8 de Abril de 1967, que partimos rumo à Guiné, onde permanecemos vinte e três meses, durante os quais se criaram laços de amizade que perduram entre nós. Completam-se portanto, 41 anos.
Ainda hoje é um dia de emoções...
Recordando esse dia envio um grande abraço para todos.
Lembremos aqui e agora aqueles que não regressaram e também aqueles que tendo regressado, entretanto também já partiram..
Leandro Guedes.


Renasceu dois de nós. Só por vos termos encontrado, o Sopinha e o Costa, valeu a pena iniciarmos este blog.
Outros serão encontrados também.

José Costa disse...
Meus Deus!! Quis o destino que precisamente hoje, 41 anos depois, e de tanto procurar os meus companheiros da CCS Bart 1914, nos jornais,nas revsitas e anúncios vários, numca encontrei ninguém!E hoje por um acaso encontro este blog!!!Então eu sou o Costa Op.Msgs!! Alguém se lembra de mim? Dêm-me notícias vossas... porra!
8 de Abril de 2008 23:42

alcinda leal disse...
As maravilhas da blogosfera!Leandro, razão tinha o nosso professor em insistir que criássemos os nossos blogues!Estou completamente rendida! Já viu as possibilidades de Comunicação?O vosso camarada Zé Costa encontrou-vos através do blogue!Também na minha família criámos um blogue de forma a comunicarmos os cerca de 40 elementos que a constituem!O meu blogue fica assim para a comunicação entre amigos!Eis a razão por que estou rendida à Blogosfera!Cumprimentos
9 de Abril de 2008 15:42

Raul Pica Sinos disse...
És o Costa de Ovar?Onde andas?O Blog já falou de ti várias vezesO Cavaleiro também já perguntou por ti.O Justo já mostrou várias fotos tuas.Vai ler a história do Padeiro Contige e lá vens mensionado.Diz coisas rapazDeixa a tua morada electrónicaPica Sinos
9 de Abril de 2008 18:16

Justo disse...
Grande Costa, sejas ben aparecido rapaz, sou o Justo op. Cripto lembras-te? Tenho perguntado por ti pois eras do nosso grupo de convivio diário. Vou falar com o pessoal de forma a contactar-mos mas sem deixar mails nos Blogs.Um abração e até breve.
9 de Abril de 2008 20:17

Amigo Costa
Folgo em saber que ainda "mexes"A malta ( Justo e Cavaleiro entre outros) têm perguntado por ti e não tinha respostas. Disse que te encontrei várias vezes (há muitos anos) no Porto na estação deS.Bento. Mas que perdi o teu rasto. Felizmente apareceste. Tenho escrito umas coisas para o blog onde mencionei o teu nome uma ou duas vezes.Seria muito bom que dissesses algo aos amigos que te procuraram e já agora, no Blog.
Um AbraçoPica Sinos

Nota: Para todos
Um dia destes vou encontrar-me (para a semana que vem) com o Dr. ParaísoPinto para me fornecer uns elementos Da nossa vida em Tite, já está tudo combinado.Como ele não "mexe" nestas coisas da Internet vou fazer copia de todos os textos do blog entregar ao amigo.Aliás fiz ao Contino que mandei por correio.Também para a semana (talvez no mesmo dia) vou almoçar com O Sopinha e vou dar os vossos endereços electrónicos. Se não se importarem.
(ainda perguntas?. Segue em frente Amigo).

6 comentários:

Costa disse...

Meus Deus!! Quis o destino que precisamente hoje, 41 anos depois, e de tanto procurar os meus companheiros da CCS Bart 1914, nos jornais,nas revsitas e anúncios vários, numca encontrei ninguém!E hoje por um acaso encontro este blog!!!
Então eu sou o Costa Op.Msgs!! Alguém se lembra de mim? Dêm-me notícias vossas... porra!

alcinda leal disse...

As maravilhas da blogosfera!
Leandro, razão tinha o nosso professor em insistir que criássemos os nossos blogues!
Estou completamente rendida! Já viu as possibilidades de Comunicação?
O vosso camarada Zé Costa encontrou-vos através do blogue!
Também na minha família criámos um blogue de forma a comunicarmos os cerca de 40 elementos que a constituem!O meu blogue fica assim para a comunicação entre amigos!
Eis a razão por que estou rendida à Blogosfera!Cumprimentos

Raul Pica Sinos disse...

És o Costa de Ovar?
Onde andas?
O Blog já falou de ti várias vezes
O Cavaleiro também já perguntou por ti.
O Justo já mostrou várias fotos tuas.
Vai ler a história do Padeiro Contige e lá vens mensionado.
Diz coisas rapaz
Deixa a tua morada electrónica
Pica Sinos

José Justo disse...

Grande Costa, sejas ben aparecido rapaz, sou o Justo op. Cripto lembras-te. Tenho perguntado por ti pois eras do nosso grupo de convivio diário. Vou falar com o pessoal de forma a contactar-mos mas sem deixar mails nos Blogs.
Um abração e até breve.

José Justo disse...

Raul
O cap. Paraiso Pinto não prestava serviço no quartel da Trafaria, onde tirámos a especialidade de O.Cripto ?

Raul Pica Sinos disse...

Justo
Não sei mas creio que não. Ele era miliciano não era do quadro. E como sabes os milicianos eram mobilizados para assumirem tarefas em acordo com as necessidades, depois eram desmobilizados como nós fomos. Claro que tinham convites a continuarem, contudo tinham a vida organizada noutras frentes que não a militar.