.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

domingo, 6 de abril de 2008

Do livro do Alf. António Rosa - a trágica noite de Bissassema

este trecho, gentilmente enviado pelo Pica Sinos. No capitulo Bissassema, a paginas 60 do seu Livro Memórias de Um Prlsioneiro de Guerra, diz 0 António Julio Rosa (4): "Dentro do posto encontrava-me eu, o Maciel, o Cardoso, o Gomes e os tres operadores das transmissoes. De repente, apareceu, transtornado, o comandante da milicia de Tite. So teve tempo de nos dizer que os terras estavam dentro do perimetro e se dirisiam para o local onde nos encontravamos, Mal acabou de falar fomos atacados. Nao deu sequer tempo para se tentar encontrar uma solução... Rapidamente procuramos sair para 0 exterior. 0 Maciel, o Cardoso, 0 Djaló e o Gomes conseguiram sair, Quando cheguei a porta, seguido pelo Geraldino e pelo Capitulo, rebentou uma granado ofensiva mesmo na nosso frente. Eu levava a arma na mão mas de nada me serviu. Com o sopro da exptosão fui empurrado para trás e não via nada pois tinha os olhos cheios de terra. Com o estrondo, fiquei surdo,. Foi uma sensacao horrivel!... Pensei que ia morrer!...Foi impressão instantanea que passou em segundos. Entretanto, tive outra sensacão!... Tive o pressentimento que ia ser abatido.. Sinceramente, fiquei preparado para morrer... Foi o que senti e afirmo que, naquele momento, se tivesse acontecido, nao me teria custado nada, Reconheci que estava impotente e nada podia fazer para contrariar aquela accão, Afinal, nao tinha chegado ainda a minha hora e, agora, espero bem que não esteja para chegar em breve. Naquele dia foi mesmo Deus que não permitiu o fim do meu viver; e a proteccão divina ir-se-ia manter no futuro, pois foram muitas as vezes em que a minha vide esteve presa só por um fio muito tenue. Senti-me agarrado, ao mesmo tempo que alguem me socava, violentamente, mas não sentia qualquer dor. Recordo-me que o meu quico saltou da cabeca e nunca mais o vi, Estava prisioneiro.. 0 Dino e o Capitulo tiveram a mesma sorte!... 0 Ramalho, um dos telefonistas, recuou escondendo-se debaixo duma cama, assistindo a toda aquela cena. Foi mais bafejado pela sorte!... Nunca mais o vi nem falei com ele. Depois de nos terem levado para longe dali, fugiu para Tite." Do meu filho Jorge ... Este meu velho é o máximo, sempre em cima do acontecimento. Agora ele é blogs e internet. Força aí velhote!!E um abraço para os restantes membros do Batalhão de Artilharia 1914. Alguns de vós se lembrarão que também estive no primeiro dos vossos encontros na Areia Branca perto da Lourinhã.Um abraço para todos.

1 comentário:

Teste disse...

Este meu velho é o máximo, sempre em cima do acontecimento. Agora ele é blogs e internet. Força aí velhote!!

E um abraço para os restantes membros do Batalhão de Artilharia 1914.

Se se lembrarem também estive no primeiro dos vossos encontros na Areia Branca perto da Lourinhã.

Um abraço para todos.